terça-feira, 1 de junho de 2010

A Mãe Peregrina das Crianças e o Santo Padre em Lisboa

Depois da missa que o Papa celebrou na Praça do Comércio em Lisboa, as crianças do Colégio S. J. Brito ofereceram-lhe uma fotografia emoldurada da imagem da Imaculada Conceição, a quem a Igreja do Colégio é dedicada. O presente é uma réplica do quadro que visita regularmente as famílias das crianças do Colégio S. J. Brito, e que neste tempo rezaram especialmente pelos frutos da visita do Papa a Portugal.
A visita da Imaculada Conceição no Colégio S. J. Brito foi inspirada na visita da Mãe Peregrina. Melhor dizendo, foi com a visita da Mãe Peregrina às famílias do Colégio que se iniciou esta prática. Por isso quiseram os pais do Colégio de S. J. Brito convidar Schoenstatt e as crianças e famílias que recebem a Mãe Peregrina nas suas casas a se incorporarem nesta iniciativa. Foi assim que junto com o presente oferecido ao Papa iam 2 cartas, 2 capítulos de uma mesma história que é a de Nossa Senhora nas nossas vidas e na vida das nossas famílias. O presente foi entregue nas mãos do secretário particular do Papa, Mons. Georg Gaenswein.

Carta da Mãe Peregrina de Schoenstatt entregue ao Santo Padre:
A Escola de Maria
“Queridos meninos e meninas, digam aos vossos pais e educadores que vos metam na escola de Nossa Senhora, para que Ela vos ensine a ser como os pastorinhos que procuravam fazer tudo o que lhes pedia...”.
(João Paulo II – Fátima, 13 de Maio de 2000)
Esta mensagem do Santo Padre tocou fundo o nosso coração naquele dia tão extraordinário da história de Portugal, o dia da beatificação dos pastorinhos. Em Fátima, Nossa Senhora serviu-se de três crianças para fazer passar uma grande mensagem. O Santo Padre lançava-nos então um grande desafio. Hoje queremos nós, pais e educadores, comprometidos com um mundo mais justo e cristão, que sejam as crianças a convidar os pais e as suas famílias a rezarem juntos.
Foi assim que nasceu a Visita da Mãe Peregrina, consagrada a Nossa Senhora no Santuário de
Schoenstatt em Abril de 2001 e oferecido à Igreja de Lisboa em Fevereiro de 2002, como contributo para o ICNE.
A Visita da Mãe Peregrina é uma forma de levar Nossa Senhora a todos os que, de coração aberto, a querem receber. Dirige-se às catequeses, escolas, ATL’s, hospitais e a todos os grupos de crianças, orientados por um responsável, para que atinja o maior número possível de famílias. Deseja devolver à cidade uma herança que lhe é própria – uma cultura de matriz cristã – repondo os valores morais que estruturam uma sociedade mais fraterna e mais feliz, pela qual todos somos responsáveis.
A Visita da Mãe Peregrina pretende através das crianças, fomentar nos respectivos educadores e famílias, a importância do amor por Jesus e Maria, que desperta também o amor humano, a segurança afectiva de se sentirem amados nas suas fraquezas e debilidades, a prática da oração, a vivência de uma Fé prática,
cultivada na vida de todos os dias, o espírito missionário, a solidariedade para com os mais pobres.
Um dia, a Visita da Mãe Peregrina lançou as suas sementes no Colégio de São João de Brito, e a partir de então Nossa Senhora, através dos seus instrumentos mais pequeninos, visitou muitas famílias, e foi acolhida com muito amor e carinho. Hoje é uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira e rainha de Portugal, que visita as famílias e em volta da qual a família se reúne para rezar.
A Visita da Mãe Peregrina é uma iniciativa de evangelização orientada para crianças e pré-adolescentes. Inspira-se na Campanha da Mãe Peregrina, iniciada por João Luís Pozzobon em 1950, em Santa Maria, no Brasil. A Campanha, também chamada do Rosário, baseia-se na espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado pelo P. José Kentench em 1914, na Alemanha. As imagens peregrinas têm a forma de Santuário para exprimir a ligação essencial ao Santuário de Schoenstatt com todas as graças que ali se recebem. Como autênticos ‘santuários peregrinos', são abençoadas num Santuário de Schoenstatt e dali são enviadas.
A Campanha da Mãe Peregrina está hoje presente nos 5 Continentes.

(Texto divulgado por Miti e Rui Camara Pestana - via e-mail)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...