terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança


Nestas crianças estão representadas todas as crianças.

Hoje dia 01 de Junho comemora-se em Portugal e muitos outros países o Dia Mundial da Criança. Embora oficialmente o dia reconhecido pela O.N.U. como Dia Universal das Crianças, seja o dia 20 de Novembro, em Portugal é festejado no dia 01 de Junho, pelo facto do mês de Maio, ser o mês dedicado a Maria, mãe de Jesus.
Ao contrário do que muitos pensam, o Dia Mundial da Criança não é somente uma festa onde as crianças recebem prendas. É antes de mais um dia em que devem ser lembradas todas as crianças que continuam a sofrer maus tratos, doenças, fome ou discriminação (ser discriminado significa ser-se posto de lado pelo facto de ter algo diferente).
O primeiro Dia Mundial da Criança foi comemorado em 01 de Junho de 1950, quando foi instituído pela O.N.U., em resultado de uma proposta apresentada pela Federação Democrática Internacional das Mulheres.
Neste tempo a vida das crianças era bem difícil. A II guerra mundial tinha terminado há pouco, muitos países estavam em crise e a faixa etária mais atingida era a das crianças. Muitas não iam à escola e eram colocadas a trabalhar (por vezes em trabalhos duros) para ajudar no sustento das famílias. Assim, não iam à escola e devido às fracas condições de vida, tinham muitos problemas de saúde.
Em 20 de Novembro de 1959, foi aprovado pela O.N.U. a “Declaração dos Direitos da Criança”com 10 princípios que se fossem cumpridos por todos fariam com que as crianças tivessem uma vida digna e feliz.
Para reforçar esta declaração, em 1989, foi também aprovada pela O.N.U. a “Convenção sobre os Direitos das Crianças”, que nos seus 54 artigos, propõe um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos.

Padre Kentenich entendia as crianças !

Um feliz Dia Mundial da Criança para todas as crianças, cheio de alegria, paz e com muitas bênçãos.
As crianças de hoje serão o futuro da nossa sociedade.

Fami e Paulo

Nota: Para a elaboração deste trabalho, foram consultadas textos da wikipédia e do site www.junior.te.pt.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...