quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Vivo em aliança" desde há 50 anos

Manuel Luís Marinho Antunes

50 Anos de Aliança de Amor

Vivo em Aliança
 
Desde há 50 anos que vivo “em Aliança”. Mas tem sido uma Aliança muito desequilibrada porque a minha contribuição para a Aliança não tem correspondido à grandeza dos dons que tenho recebido da minha Aliada, a Mãe, Rainha e Vencedora três vezes Admirável de Schoenstatt, e também do P. Kentenich e de toda a Família de Schoenstatt, designadamente esta nossa Família de Lisboa, e reconheço muitas falhas no cumprimento das minhas obrigações na Aliança. Por isso, quero hoje pedir perdão a Deus, à nossa Mãe e Rainha, ao nosso Pai Fundador, à Família de Schoenstatt, a cada um de vós, concretamente, pela minha infidelidade.
 

Fui conquistado pelo Amor e a Aliança de Amor tornou-se, para mim, a grande norma ou modelo de vida

 
Ao longo destes anos, descobri que sou um filho muito amado. Na Aliança de Amor com Maria abriu-se uma porta que me pôs num caminho de vida nova, por vezes tortuoso, árduo ou até penoso. A grande novidade foi reconhecer que Deus me tem amado desde sempre, mesmo que eu lhe tenha virado as costas, me ama e me amará sempre como filho predilecto, com um amor sem condições, infinito, cheio de fidelidade e misericórdia.
Abriu-se um horizonte novo, um sentido diferente não só para a minha vida espiritual e religiosa, mas para toda a minha vida, natural e sobrenatural. Posso dizer que Deus me conquistou através de Maria, ou que eu, em Maria, minha Mãe, me deixei conquistar pelo meu Pai. Assim, a Aliança de Amor é a minha vida e a minha vida é a Aliança de Amor.
 


A Aliança de Amor é uma missão
 
Ser aliado de Maria significou, desde muito cedo, para mim, ser instrumento nas mãos de Maria para que a sua missão na obra redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo se cumpra na Igreja e no mundo onde vivo. Percebi que a missão de Maria começava pela transformação da minha própria vida e que isso era parte essencial da própria Aliança de Amor, mas não parava aí. Em Schoenstatt descobri que, em cada tempo e lugar, Maria continua a gerar o homem novo na nova comunidade, em Cristo. Há 50 anos, com 18 anos acabados de fazer, a entrar na Universidade, a despertar para os sinais de mudança da sociedade portuguesa, uma semana depois do início de um Concílio Ecuménico, a Aliança de Amor foi como um estrela da manhã, o começo de uma vida nova, uma luz e uma força para a renovação da Igreja e para a construção de um mundo novo de acordo com a dignidade de filhos de Deus que todos os seres humanos têm. A missão continua
hoje, e até é mais urgente.

Por tudo isto, hoje tenho muito que agradecer: Obrigado, querida Mater!

Manuel Luís Marinho Antunes
Lisboa, 18OUT12

Fonte:  http://www.lisboa.schoenstatt.pt/18-outubro-2012/50-anos-aa-de-manuel-luis-marinho-antunes

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...