sexta-feira, 5 de outubro de 2012

III Congresso Internacional da União das Mães de Schoenstatt

Representação portuguesa
 
A grande expectativa que trazíamos nos nossos corações deu lugar a uma bela realidade: enfim aconteceu o esperado III CONGRESSO INTERNACIONAL DA UNIÃO DAS MÃES DE SCHOENSTATT. Com ele ficou a alegria de nos podermos doar e entregar mais e mais à nossa missão como unionistas.
Estivemos juntas, recebendo e acolhendo as nossas irmãs delegadas, oriundas de diversos países, para compartilharmos as nossas experiências, os nossos anseios e as nossas propostas de caminhada como Comunidade de Schoenstatt. Foram mães da África do Sul, Argentina, Alemanha, Portugal, Espanha, Chile, Paraguai, Texas e 40 mães da União das Mães do Brasil.
 
 
A abertura do Congresso aconteceu no dia 24 de setembro de 2012, às 17h00 com a celebração da Santa Missa, na Capela Custódia Viva, na Casa do Movimento. Foi presidida pelo Pe. Marcelo, em português. A abertura oficial ocorreu às 20h00 sob a responsabilidade do Brasil, país anfitrião do Congresso e do Chile, no Auditório Pe. Kentenich.
 
 
Quanto ao tema, a Abertura do Congresso contemplou alguns pontos essenciais para a Família Internacional Schoenstatiana, para a Igreja e para a mulher. Foram contextualizados os seguintes temas: o triénio que antecede ao Centenário da Aliança, o Centenário da Pedagogia de Schoenstatt, o Ano do Santuário, o caminho a 2014, o Ano da Fé, os cinquenta anos do Concílio Vaticano II e os elementos atuais que atingem a dignidade da mulher, da mãe. Por meio da Abertura, o congressista situou-se no mundo, na Igreja e na Obra. Após a explanação do tema, as delegações foram apresentadas, ficando a delegação do Chile por último, quando se destacou o Conselho Chileno e lhe foi dada a palavra. Nas apresentações as delegações estrangeiras subiram ao palco. A delegação brasileira, por ser a anfitriã, foi a primeira a ser apresentada. Todas as unionistas nacionais ficaram de pé, entre o palco e as cadeiras, nesse momento. Quando as demais delegações foram apresentadas, cada curso brasileiro subiu ao palco e entregou flores para as para as mães das delegações visitantes. Foi cantado de maneira vibrante, só em português a música: Tabor, Tabor, lugar de luz e Glórias. 
Após a apresentação do logotipo, os presentes foram convidados a se dirigirem para o Santuário, caminhando e cantando, levando suas velas e bandeiras.
Chegando ao Santuário, a delegação da Alemanha foi convidada a proferir algumas palavras para as congressistas, evidenciando as dádivas e o Capital de Graças a ser preenchido, oriundos do Santuário Original.
A Ir. Luciane fez a acolhimento. A Abertura foi finalizada com a consagração e a bênção dadas pelos três sacerdotes assistentes. Às 21h00 Pe. Marcelo deu a bênção final e dirigimos-nos para uma visita à MTA. As atividades desse dia encerraram com a visita à MTA no Santuário.No dia 25 de setembro, terça-feira, às 07h30 foi celebrada a Santa Missa (Liturgia em Espanhol - leituras e homilia) na Capela Custódia Viva.
Às 09h30, no Auditório Pe. Kentenich, houve a apresentação das Delegações em (PowerPoint): Alemanha, Argentina e Paraguai E Brasil, EUA-Texas e África do Sul. A apresentação do Brasil incluiu o que de mais significativo aconteceu nestes 5 anos, desde novos cursos e sua caminhada, abertura do ano jubilar e celebração do mesmo, os nossos projetos: livros de receitas, oração pela vida, evangelizando com a musica, edição do Fundador nos Fala nº 4. Para finalizar, um mosaico de fotos de todas as nossas unionistas brasileiras dizendo que a União do Brasil se encontra ali.


E um período para descanso seguiu-se, com retomada das atividades às 14h30 com o CAFÉ CULTURAL na praça de alimentação nova. Ali houve muita música e apresentação de quitutes da cozinha brasileira. Foram momentos de integração e descontração.
 
 




 
Logo após teve prosseguimento a Apresentação das Delegações (PowerPoint): Espanha, Portugal e Chile.
Às 17h00 – Passeio Alternativo dentro do Centro Schoenstatt Tabor (Brasil) com a Equipe de Acolhida. Foram momentos bem tranquilos, livres e sem formalidades. Os participantes visitaram com a Ir. Mónica – casa provincial, cemitério, juvenato. Com Ir. Gislaine – tenda e como é a acolhida dos romeiros. Ir. Liliane mostrou o secretariado e como caminha a Campanha da Mãe Peregrina. Visitaram também a a Gráfica, os dados estatísticos, material para AA e para trabalho da peregrina infanto juvenil .
Para finalizar as atividades do dia tivemos às 20h00 – Vivência (Chile): Momento Cenáculo na Capela Custódia Viva.
Nos dias subsequentes, vivenciamos momentos significativos como a presença do Sr. Bispo na celebração da Santa Missa. Também iniciou-se o ciclo de conferências, com a Argentina: Aliança de Amor. Alemanha: O Apostolado para a Unionista. E os trabalhos continuaram com a Conferência a cargo das mães do Chile: Critérios de Seleção para ser Unionista.
Terminadas as conferências, em cada apresentação,ficaram três perguntas a serem refletidas e debatidas pelos congressistas. Após uma pausa os grupos se reuniram para responder às perguntas relacionadas e retorno para a apresentação das respostas para a mesa que conduziu o momento. O Chile foi o responsável pelo Plenário.
 
 

Encerraram as atividades com a Conclusão do Congresso e metas futuras para 2014, 2019 e próximo Congresso com as participações da Alemanha, Chile e Argentina.
À noite, o encerramento do Congresso aconteceu com um Jantar festivo , com a animação de nossas cantoras Edna e Fátima.
Na sexta-feira, dia 28 de setembro, o grande dia da Peregrinação ao Santuário Nacional, com roteiro de visitas previamente definido. Os Congressistas viajaram de autocarros numa verdadeira romaria. A saída de Atibaia ocorreu às 8h30. Houve a Santa Missa na Basílica às 12h00. Logo após, almoço no local do passeio. O regresso deu-se às 17h00.
Concluindo, sabemos que temos muito que nos empenhar pela autoeducação, precisamos ser lapidadas, dia a dia, pela Mãe de Deus, para nos assemelhar-nos a ela. Assim, o nosso ser e o nosso agir poderão refletir a imagem de Maria. E é isso que queremos, não só agora nesse Congresso. A nossa atuação deve ser contínua, queremos aspirar às virtudes da Mãe de Deus. Queremos ser o espelho de Maria no Brasil-Tabor!
 
Fotos em:
 
 
  

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...