sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sínodo 2012 - Vaticano apresenta assembleia dedicada à Nova Evangelização


O Vaticano apresentou hoje aos jornalistas a 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, com início marcado para domingo e dedicada ao tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’.
A iniciativa foi convocada por Bento XVI no dia 24 de Outubro de 2010, no final do Sínodo especial para o Médio Oriente, e vai reunir centenas de bispos, maioritariamente designados pelas conferências episcopais, a que se juntam peritos e outros convidados, incluindo representantes de outras Igrejas cristãs.
O próximo sínodo vai ser inaugurado pelo Papa na Praça de São Pedro, do Vaticano, numa missa com início marcado para as 09h30 (hora local, menos uma em Lisboa) de domingo, prolongando-se até ao próximo dia 28.
Esta segunda-feira vai ser apresentado em conferência de imprensa o relatório prévio (‘relatio ante disceptationem’), que antecede as intervenções dos vários participantes, entre os quais se incluem dois portugueses: D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e D. António Couto, bispo de Lamego.
O sínodo tem como presidentes delegados os cardeais John Tong Hon (bispo de Hong Kong, China), Francisco Robles Ortega (arcebispo de Guadalajara, México) e Laurent Monsengwo Pasinya (arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo).
O cardeal Donald William Wuerl, arcebispo de Washington (Estados Unidos da América), vai assumir a função de relator geral e D. Pierre-Marie Carré, arcebispo de Montpellier (França), será o secretário especial.
Bento XVI nomeou 12 cardeais, 20 bispos e quatro padres (entre eles o Padre Heinrich Walter, superior geral dos Padres de Schoenstatt) para participarem no Sínodo e aprovou a escolha 45 peritos (‘adiutores secretarii specialis’), entre os quais 7 religiosas e 3 leigas, e 49 ouvintes (‘auditores’), incluindo 19 mulheres.
Entre os participantes estarão, por exemplo, Kiko Arguello, iniciador do Caminho Neocatecumenal; a irmã Mary Prema Pierick, superiora geral das Missionárias da Caridade, fundadas por Madre Teresa de Calcutá; Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, e o padre Julián Carrón, do Movimento Comunhão e Libertação.
O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa, pode ser definido em termos gerais como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo.

Fonte: Agência Ecclesia

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...