terça-feira, 16 de outubro de 2012

2º Dia da Peregrinação a Schoenstatt - Dia 05 de Setembro - 2ª Parte

Casa Schulungsheim e Santuário do Jardim de Maria

Da parte da tarde, visitámos a Casa Schlungsheim, cujo nome significa casa de formação e que serviu de residência ao Padre Kentenich após regressar do exílio de Milwaukee em 1965. Nesta casa pudemos ver o quarto onde o Padre Kentenich viveu os três últimos anos da sua vida (1965-1968).
Em seguida vimos o Santuário do “Jardim de Maria” que era visitado frequentemente pelo Pai e Fundador durante o período que viveu na Casa Schlungsheim.
O significado do Jardim de Maria remonta a uma expressão simbólica do segundo marco histórico de Schoenstatt (20 de Janeiro de 1942).
Na prisão de Coblença o Padre Kentenich responde a uma carta escrita pela Irmã Mariengard, cujo nome com uma pequena variação (Mariengarten), significa precisamente Jardim de Maria. Nessa carta de resposta o Padre Kentenich diz-lhe que só será libertado “quando o teu coração e o de toda a Família se transformarem num florescente Jardim de Maria.

Percurso até ao Santuário do Jardim de Maria

Terminada esta visita, fomos para o Monte Moriah. Aqui fica situada a casa central do Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. A grande riqueza deste lugar é o altar da capela do campo de concentração de Dachau, que se encontrava no bloco 26 e onde o Padre Kentenich celebrou a Santa Missa. Aí foi também ordenado sacerdote o Beato Carlos Leisner.

Altar da Capela da Casa do Monte Moriah

Em seguida fomos para o Monte Sião, onde se encontra a casa central com sede da Direcção Geral do Instituto dos Padres de Schoenstatt.
Foi construída em 1992 e a pedra fundamental desta casa é do piso do Santuário Original.
O Padre Kentenich deu o nome de Sião a este lugar, referindo-se ao significado bíblico: Morada de Deus e Centro sacerdotal e de Unidade do Povo.


Neste local tivemos a companhia, do Padre Francisco Sobral, que se encontra a trabalhar neste local e que nos conduziu numa pequena viagem pela casa, explicando a sua origem e a sua importância para os Padres de Schoenstatt.
Um muito obrigado ao Padre Francisco, pela amabilidade e simpatia com que nos recebeu.

Padres Francisco Sobral e José Melo

Depois de um dia pleno de vivências e emoções, foi altura de regressarmos aos nossos alojamentos, para jantar, descansar, convivermos uns com os outros e acima de tudo meditarmos em tudo quanto aprendemos ao longo deste dia.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...