quarta-feira, 3 de outubro de 2012

2º Dia da Peregrinação a Schoenstatt - Dia 05 de Setembro

Entrada da Casa Padre Kentenich

O segundo dia da peregrinação, teve inicio para nós que estávamos na Casa Sonnenau, com uma oração na Capela da casa. Seguiu-se o pequeno-almoço, em que pela primeira vez se reuniu todo o grupo do norte do país, devido às alterações ocorridas na viagem Porto – Frankfurt.
Em seguida, partimos para o Monte Schoenstatt, onde fomos visitar a Casa Padre Kentenich. Depois de uma pequena introdução, o grupo foi dividido em dois, para facilitar as visitas a efectuar neste dia.

Estátua do Padre Kentenich em frente da Casa 

O grupo em que ficámos inseridos, ficou na Casa Padre Kentenich, enquanto o outro, foi visitar a Casa Schulungsheim e arredores.
A Casa Padre Kentenich, abriu em Setembro de 1985, com o objectivo de ajudar na difusão, pelo mundo, de Schoenstatt e do seu Fundador. A Casa, permite aos visitantes de Schoenstatt, o encontro com a pessoa do Fundador e a sua missão de construir “o homem novo na nova comunidade”.
A Casa, tem a forma e significado de uma cruz inscrita no campo. O eixo longitudinal da cruz, aponta para a Igreja da Adoração, onde repousa o Padre Kentenich. Assim, a forma arquitectónica da casa, expressa o peregrinar neste mundo, seguindo o exemplo de vivência da fé que o Padre Kentenich nos deu.

Vista parcial da Igreja da Santíssima Trindade

Em seguida, pelas 11 horas, teve lugar a celebração da Missa, na Igreja da Adoração ou da Santíssima Trindade.
Esta Igreja, foi construída nos anos 60 (do século XX), mas a sua ideia remonta a 1939, quando perante a ameaça da II Guerra Mundial, o Padre Kentenich promete a Nossa Senhora erigir um memorial se Ela protegesse o Santuário e todo o lugar, durante a guerra.
O Padre Kentenich entregou a responsabilidade da construção da Igreja às Irmãs de Maria. Porém, pelos tempos difíceis do pós guerra, somente nos anos 60 foi possível iniciar a construção.

Missa celebrada pelos Padre Zé Melo e Miguel Lencastre

A solene consagração da Igreja, ocorreu em 9 de Junho de 1968, Domingo da Santíssima Trindade, pois a Igreja foi-lhe dedicada, para significar com isto que é por Maria, em Aliança de Amor com Ela que chegamos seguramente a Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Peregrinos portugueses na Missa

Em 15 de Setembro de 1968, após ter celebrado pela primeira vez a Eucaristia nesta igreja, o Padre Kentenich regressa à casa do Pai e esta igreja assume uma nova dimensão.
O túmulo do Pai e Fundador, é colocado no sítio onde ele tinha falecido (sacristia), dando origem à Capela do Fundador. O local onde Deus chamou o Padre Kentenich à eternidade, está assinalado com um tapete vermelho, onde está escrito “o nosso caminho vai de volta ao Pai”.

Tapete que assinala o local onde o Padre Kentenich regressou ao Pai

Sobre o túmulo, duas palavras “Dilexit Ecclesiam” – Ele amou a Igreja.
Após a Missa, tivemos a possibilidade de passar neste local, onde iríamos voltar no dia seguinte para um encontro com o Pai e Fundador.

Junto ao túmulo do Padre Kentenich

Em seguida fomos almoçar à Casa Marienland.
(Continua)

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...