quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Comemoração dos 50 anos de abertura do Concilio Vaticano II


Para assinalar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, que marcou uma viragem fundamental na história da Igreja.

O início do II Concílio do Vaticano teve lugar a 11 de Outubro de 1962, numa sessão presidida pelo Papa João XXIII. No seu discurso inaugural, o beato italiano falou da “origem e causa” do evento, que apresentou como “grande acontecimento”.
“Foi algo de inesperado: uma irradiação de luz sobrenatural, uma grande suavidade nos olhos e no coração. E, ao mesmo tempo, um fervor, um grande fervor que se despertou, de repente, em todo o mundo, na expectativa da celebração do Concílio”, relata, ao evocar o anúncio desta reunião magna.
João XXIII falou de “três anos de preparação laboriosa, consagrados a indagar ampla e profundamente as condições modernas da fé e da prática religiosa, e de modo especial da vitalidade cristã e católica”.
Como “fim principal do Concílio”, o Papa italiano apresentava a “defesa e difusão da doutrina”, ou seja, “que o depósito sagrado da doutrina cristã seja guardado e ensinado de forma mais eficaz”. “Essa doutrina abarca o homem inteiro, composto de alma e corpo, e a nós, peregrinos nesta terra, manda-nos tender para a pátria celeste”, acrescentou.
“A Igreja não oferece aos homens de hoje riquezas caducas, não promete uma felicidade só terrena; mas comunica-lhes os bens da graça divina, que, elevando os homens à dignidade de filhos de Deus, são defesa poderosíssima e ajuda para uma vida mais humana; abre a fonte da sua doutrina vivificante, que permite aos homens, iluminados pela luz de Cristo, compreender bem aquilo que eles são na realidade; a sua excelsa dignidade e o seu fim; e mais, por meio dos seus filhos, estende a toda parte a plenitude da caridade cristã, que é o melhor auxílio para eliminar as sementes da discórdia; e nada é mais eficaz para fomentar a concórdia, a paz justa e a união fraterna”, referiu João XXIII.

Fonte: Agência Ecclesia

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...