quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Peregrinação Diocesana e Festa do Santuário

D. António Francisco a chegar ao Santuário

No passado Domingo, dia 28 de Outubro de 2012, realizou-se a Peregrinação Diocesana ao Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro. Esta Peregrinação serviu para também para celebrar  (Festa do Santuário) os 33 anos deste Santuário Diocesano, que se tinham completado no Domingo anterior, ou seja 21 de Outubro de 2012. 


A primeira parte desta Festa do Santuário, serviu para transmitir aos peregrinos presentes, como decorreu a Peregrinação Europeia que ocorreu em Schoenstatt em Setembro de 2012 e onde se coroou uma imagem Auxiliar da Mãe Peregrina, como Rainha da Nova Evangelização da Europa.
Através de fotografias e vídeos, a Irmã Paula conseguiu de um modo perfeito, transmitir a importância desta coroação e a mensagem fundamental que saiu desta Peregrinação e que é importante que chegue ao maior número de pessoas possível, pois só trabalhando e orando em conjunto, podemos de facto aspirar a uma Nova Europa, mais voltada para os valores cristão e sempre ancorada em Maria, como grande mediadora entre Deus e os homens.
Seguiu-se a oração do terço, para preparar os peregrinos para a Santa Missa.


Na introdução da Eucaristia o Padre Carlos Alberto, saudou a presença do Senhor Bispo de Aveiro, D. António Francisco:

"Sr. D. António Francisco, em nome das Irmãs de Maria e da Equipa de Pastoral do Santuário, ao iniciarmos este celebração, permita que  utilize as suas palavras proferidas no Domingo passado, na Homilia, ao iniciarmos a Missão Jubilar da nossa Diocese: "Levei esta hora aos pés de Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, e do brilho do se olhar, senti que nunca faltará à Missão Jubilar a ternura do seu coração e o dom do seu amor pela Igreja de Aveiro"
Este é o espírito que queremos vier hoje, aqui, neste dia de Peregrinação e da Festa do Santuário. Queremos colocar aos pés de Maria esta hora de Missão, neste tempo em que a Família de Schoenstatt vive também este espírito missionário.
Saúdo também os Sacerdotes do nosso Arciprestado aqui presentes, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Ilhavo e uma palavra especial para o coral, que se preparou afincadamente para esta ocasião."



Da homilia do Sr. Bispo (que publicaremos na integra noutro artigo) destacamos as seguintes passagens:

"Não há Igreja de Jesus sem escutar os que sofrem. Eles estão no nosso caminho; pedem ajuda; necessitam de tempo; precisam de ser ouvidos; têm direito à nossa compaixão e bondade. A única postura cristã é a de Jesus diante do cego: «Que queres que te faça?». Esta deveria ser a atitude da Igreja perante o mundo dos que procuram Deus, dos que anseiam por humanidade, dos que carecem de ajuda espiritual ou material. Por aqui passa a nossa cruz. Mas aí nasce também a nossa glória e aí se encontra a nossa recompensa.

Celebramos a nossa peregrinação, no mesmo contexto e com igual espírito de Missão Jubilar da nossa Diocese. Estamos em Missão na nossa Diocese, caros peregrinos e membros do Movimento de Schoenstatt. Estamos a viver esta peregrinação, também, quase 100 anos depois da intuição fundadora que nos vem do Padre Joseph Kentenich, ligados por esta corrente missionária e pela cruz da unidade e de olhos voltados para a Mãe Peregrina e inspirados no seu carisma fundador. Tive a alegria de estar e de rezar no mês de Setembro passado, pela primeira vez, no Santuário na Alemanha, onde nasceu o Movimento de Schoënstatt, e também na Igreja onde repousa agora o Padre José Kentenich. Agradeço a Deus essa graça e hoje neste Santuário continuemos a rezar à Mãe de Jesus e Mãe da Igreja."

O coral que animou (e muito bem) a celebração

No final da Missa, todos peregrinámos até ao Santuário, onde nos consagrámos à Mãe:

"Querida Mãe:
Queremos, neste dia de festa, deixar nas tuas mãos e ao abrigo do Santuário, a nossa entrega missionária. Esta é a hora da Missão, esta é a hora do envio. Daqui queremos partir como teus mensageiros, sendo testemunhas das bem aventuranças, discipulos de Jesus e missionários em Seu nome.
Abençoa-nos, Mãe e envia-nos! Cada dia deste ano seja um dia de Missão Jubilar.

Querida Mãe, dá-nos coragem e força para sermos estes missionários que o mundo precisa."
(Excerto da oração que o Padre Carlos Alberto leu junto ao Santuário)


A finalizar o Senhor Bispo deu a bênção final e resumiu do seguinte modo toda esta Peregrinação:

"Viemos em Peregrinação, vamos em Missão!"

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...