quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Espaço do Peregrino na Coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa - IV

Percurso que o Padre Kentenich fazia entre a Casa Schulungsheim e o Santuário Jardim de Maria

A minha primeira visita a Schoenstatt - 1

A partir desta visita, o Documento de Fundação, passa a ter para mim um valor muito maior, pois estive no local da origem e deste modo, tudo faz muito mais sentido.
No segundo dia, pude visitar a Casa Padre Kentenich, a Igreja da Santíssima Trindade e o Túmulo do Padre Kentenich.
Devido à admiração e à forte ligação que tenho com o Padre Kentenich, em qualquer um destes lugares, senti uma grande emoção.
A Casa Padre Kentenich, com o seu formato em cruz (visto de cima), chama-nos a atenção para o facto da vida do Pai e Fundador ter estado sempre muito associada à cruz. E ele soube como poucos, aceitar e carregar essa cruz.
Também achei curioso que se entre por uma porta e se saia por outra, percorrendo dentro da casa toda a cruz. A explicação para este facto, é que depois de entrarmos e percorrermos a casa, devemos sair diferentes do que entrámos. O percurso dentro da casa, cujos quatro módulos nos falam da Aliança de Amor, do ser Instrumento de Deus, da Fidelidade à Igreja e do homem novo na nova comunidade, deve provocar em nós uma transformação interior. Em mim, acentuou ainda mais, a vontade de ser instrumento.
Poder ver objectos pessoais do Padre Kentenich, folhas manuscritas por ele, entre as quais os Documentos de Pré Fundação e de Fundação, fizeram ainda estreitar mais a minha ligação com ele.
Depois, a visita à Igreja da Santíssima Trindade (onde assistimos à Santa Missa) e ao Túmulo do Padre Kentenich, foram também momentos com muita intensidade emocional. Ao colocar a mão sobre o túmulo, senti um arrepio e ao ler o Dilexit Ecclesiam, pensei que depois de tudo o que passou durante a vida, só uma personalidade forte, livre e santa como o Pai e Fundador, poderia pedir para ser escrito no seu túmulo “Amou a Igreja”.
Outro momento marcante, foi o encontro na Capela do Pai e Fundador (junto ao túmulo). Foram momentos de oração e meditação que me levaram a desejar cada vez com mais intensidade que o processo de beatificação do Padre Kentenich, avance rapidamente e que em breve ele possa ter a honra dos altares. Pelo seu exemplo de vida, pelos ensinamentos que nos legou, pela coragem que teve em querer um homem novo numa nova comunidade e pelo seu imenso amor a Maria, que sempre viu como intercessora junto de Deus, sem dúvida nenhuma que merece ser beatificado.

Local onde o Padre Kentenich trabalhava

Visitei ainda os aposentos em que viveu o Padre Kentenich, após ter regressado do exílio (os últimos três anos) e pude ver o seu quarto, o seu escritório onde trabalhava e recebia as pessoas que o visitavam. Percorrer o caminho que ele pisava desde este edifício “Casa Schulungsheim”, até ao Santuário Jardim de Maria, onde ele ia frequentemente, foi também um momento importante. E com um pouco de imaginação e um sonho acordado, pude “vê-lo” a caminhar desde a Casa até ao Santuário. Passou por mim e acenou-me e abençoou-me. Pena que foi só um sonhar acordado. Como eu gostaria de o ter mesmo conhecido pessoalmente.

Biblioteca do Padre Kentenich nos seus aposentos

Gostei também imenso de visitar a casa onde nasceu o Padre Kentenich, em Gymnich.
Tudo começou ali, naquela casa e se a mãe dele, não tivesse ousado vencer todos os preconceitos e reservas, que naquela altura se colocavam às mães solteiras, nunca teríamos tido o Padre José Kentenich, nem o Movimento de Schoenstatt.

(Continua)

Paulo Teixeira

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...