terça-feira, 31 de julho de 2012

Uma pequena visita especial a um santuário especial




No início duma noite na passada semana, andava eu a passear com o João Pedro junto ao Santuário do Porto, quando ele me levou até à porta do Santuário. Quando entramos, ele largou a minha mão e foi a correr para o "seu santuário" e fez tudo como deve ser. Anunciou-se tocando o sino, abriu a porta, disse um "olá" à Mãezinha do Céu e terminou a visita fechando a porta. Depois repetiu tudo de novo mais algumas vezes até chegar a hora de terminar a minha visita ao Santuário e o levar para fora, pois a reunião dos pais estava a terminar. Afinal é tão simples visitar a MTA no Santuário, tão simples que até o pequeno João Pedro, que ainda nem sabe falar, já é capaz de o fazer sozinho. 
"Deixai vir a Mim as criancinhas... dos que são como elas é o reino de Deus."

MP


Padroeiros e Intercessores da JMJ Rio2013


A partir de amanhã, todos os dias, daremos a conhecer melhor os Padroeiros e Intercessores oficiais da JMJ Rio2103.  A oração é fundamental para que esta jornada seja bem sucedida. Para isso contamos com a generosidade, testemunho  e responsabilidade de cada um de nós, mas também com a ajuda especial destes santos e padroeiros. Como schoenstattianos experimentamos como os "heróis" são modelos de santidade para nós e podem ser para os milhares de jovens, que física ou espiritualmente, estarão na JMJ Rio2013.  Rezemos para que estes santos e padroeiros toquem o coração de muitos jovens e os levem ao amor de Jesus.

MP


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Coroação das imagens da Mãe Peregrina na Paróquia de Goães (Amares)

Pormenor do interior da Igreja Paroquial de São Tiago de Goães (Amares

No dia 21 de julho, a Família de Schoenstatt de Braga reuniu-se na Igreja Paroquial de São Tiago de Goães (Amares), para a Coroação das Imagens da Mãe Peregrina – Rainha da Família.
Foi a primeira coroação de imagens nesta Diocese, em dia de aniversário pelos 52 anos da fundação de Schoenstatt em Portugal e também no início da semana grande de São Tiago, ao qual a Igreja Paroquial é dedicada.
A celebração foi vivida num clima de festa e gratidão à MTA, em que sobressaiu o coro dos jovens, a alegria das Missionárias da Mãe Peregrina, e as palavras sempre entusiasmantes do Padre José Melo (Diretor Diocesano).  
As imagens da Mãe Peregrina derramam nas famílias as graças do Santuário.
Na Homilia, o Padre José Melo lembrou que “é urgente proteger o Santuário vivo da Família”, e essa é também a missão da imagem da Mãe Peregrina quando visita as famílias. Referindo-se aos inúmeros Santuários Marianos existentes nesta Diocese, não deixou de salientar a missão específica do Santuário de Schoenstatt, com as suas três graças.Estas são derramadas nas famílias pelas imagens da Mãe Peregrina, repetindo-se sucessivamente os milagres da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel.
Na Diocese minhota, a CMP está presente em nove Paróquias, com 51 imagens que visitam cerca de 1500 famílias.

A bênção das coroas das imagens.

Seguidamente, procedeu-se à bênção das coroas que seriam colocadas nas cinco imagens da Mãe Peregrina, coroada como «Rainha da Família para a Nova Evangelização».
Na oração de coroação, oferecemos tudo o que somos e temos:
Querida Mãe, (…) aceita todos os nossos sacrifícios e orações, e o esforço por viver o amor, o serviço e o perdão, como súplica pela santificação das nossas famílias e das famílias do mundo inteiro”.
As imagens Coroadas, as Missionárias e os Assessores da Campanha.
 Nos nossos corações, reinava uma certeza: “A MTA realizará abundantes milagres nas Famílias que visita”. O Servo de Deus João Pozzobon decerto estaria bem contente!
A todos os que contribuíram para esta coroação, bem hajam pelo serviço que dedicam à Missão de Schoenstatt!

(Elisabete e Paulo Coutinho; M. Fátima e João Moura)



domingo, 29 de julho de 2012

Maria reveste-nos de Cristo rumo a Sião

Pedro Brás a tocar guitarra

PARAGUAI, Maria Luz Fleitas. No sábado, 14 de julho de 2012, ocorreu na Igreja da Santíssima Trindade, junto do Santuário de Tupãrenda, a cerimónia da entrega da túnica de Sião ao curso de noviciado ibero-americano dos Padres de Schoenstatt. Dezanove jovens provenientes do Chile, Paraguai, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Equador e Portugal receberam a túnica de Sião, símbolo de sua caminhada rumo ao presbiterado, a serviço do Movimento Apostólico de Schoenstatt e da missão do Padre Kentenich.

Pedro Brás, seminarista português

O dia já há muito almejado por toda a Família Schoenstattiana de Tupãrenda e preparado com muito amor, ofereceu aos presentes, em pelo inverno, uma tarde soalheira e límpida no vasto terreno do Santuário Nacional do Paraguai.
Os rostos dos familiares dos noviços e dos seus amigos, vindos de diversos países, refletiam emoção e alegria por poderem estar presentes nesta cerimônia: um primeiro marco na caminhada rumo ao presbiterado, no cumprimento da vontade de Deus quais instrumentos a serviço dos homens e em aliança com a Mãe e Rainha.
Como sempre, contou-se com a presença de muitos presbíteros; a celebração eucarística foi presidida pelo Padre Mariano Irurreta, Padre Provincial da Província Pentecostes (Chile, Equador, Peru, Bolívia, México, Estados Unidos, Espanha e Portugal) e concelebrada, entre outros, pelos Padres Bernardo Parra, de nacionalidade chilena, Mestre de Noviços, e Francisco Pistilli, Superior Regional da Região do Pai (Argentina, Paraguai, Uruguai, Itália e Nigéria). De Portugal estava o P. Diogo.

Maria, reveste-nos de Cristo rumo a Sião


O Padre Mariano Irurreta falou sobre o lema que o curso escolheu para a entrega da túnica: "Maria, reveste-nos de Cristo rumo a Sião" e acrescentou que este ano da Corrente do Santuário também os reveste do Santuário, fonte, trono e graça da Santíssima Virgem, para se arraigarem na realidade do Santuário, no coração de Maria Santíssima. E, por fim, trata-se de viver a filialidade como princípio da santidade e ser sempre filho ante o Pai.
No rito da entrega da túnica de Sião, os noviços responderam: "Estamos dispostos!" Um sim a uma caminhada. Transcorrida a Santa Missa, todos se dirigiram em procissão para o Santuário, onde os noviços e sacerdotes agradeceram ao Deus Trino e à MTA a caminhada que estes jovens principiaram, atendendo ao chamado de Cristo Jesus.
E, nessa tarde, todos os presentes puderam ouvir diversos idiomas: espanhol, português e inglês; os corações, contudo, ardiam por um único amor, pelo amor a Cristo Jesus e à Mãe e Rainha de Schoenstatt.



sábado, 28 de julho de 2012

"Levai a beleza deste lugar para as vossas casas!" - Bispo de Aveiro


“Levai a beleza deste lugar para as vossas casas” – Estas foram as últimas palavras de D. António Francisco dos Santos na peregrinação anual da Campanha da Mãe Peregrina ao Santuário de Aveiro, no mês de julho. Foi com imensa alegria que tivemos a presença inesperada do nosso Bispo, durante a oração de envio. Chegou precisamente antes da bênção final e ainda dirigiu umas palavras sobre este pedacinho de terra. Depois abençoou e enviou os mil peregrinos que nesse domingo visitaram este lugar de graças, a “casa da Mãe Peregrina”. D. António Francisco dos Santos chamou a este lugar, como tantas vezes já o fez, de “oásis”. Falou sobre o “Ano da Fé” e a importância da missão, assim como também sobre o “Ano Jubilar” que a nossa diocese está a viver. Deu um profundo testemunho do seu amor a Nossa Senhora, a Mãe Três Vezes Admirável e falou da sua atuação no Santuário, acentuando a sua experiência pessoal deste lugar. Fez questão de dizer que vem muitas vezes a este Santuário simplesmente como peregrino e voltou a nomear a importância deste Santuário Diocesano com as três características que ele lhe atribuiu: um Santuário Mariano, Eucarístico e Vocacional. Foi então que depois da bênção dos objetos religiosos, da bênção final e no meio das palmas, ainda apelou bem alto: “Levai a beleza deste lugar para as vossas casas”.


Foi um grande presente da Mãe neste dia de peregrinação, pois o D. António Francisco encontrava-se no nosso Centro Tabor, na Casa Padre Kentenich, para uma reunião. Perante o pedido para interromper a reunião e fazer o envio dos peregrinos, não hesitou e chegou com toda a simplicidade que o caracteriza.
Este foi um dia muito intenso no nosso Centro Tabor. Os peregrinos chegaram pela manhã nos autocarros e foram acolhidos, aos grupos, no Santuário. A seguir, para o impulso do dia tiveram a projeção de um filme sobre a importância do Santuário na vida de João Pozzobon, narrada por ele mesmo.



De tarde, antes da celebração da Santa Missa, tivemos o terço rezado pelo recinto do Santuário, meditado com textos de Fátima e do Padre José Kentenich sobre “ser santuário vivo”. Todas as Imagens da Mãe Peregrina peregrinaram de mão em mão, pois a cada Avé-Maria o peregrino entregava-a a quem ia a seu lado. No final do terço, foi queimado na Taça de Engling o capital de graças, que foi colocado ao longo do dia numa grande coroa dourada, simbolizando a aspiração da corrente de coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa.


Um dos momentos mais esperados pelos missionários é a renovação do compromisso junto ao Santuário, durante o qual eles se comprometem novamente perante a Mãe e Rainha, e todas as famílias presentes, para mais um ano de entrega à missão que lhes foi confiada.

Dezenas de Imagens da Mãe Peregrina, muitas já coroadas, vieram ao Santuário para agradecer e entregar toda a vida gerada no último ano e para levar às famílias que vão visitar as graças especiais do Santuário de Schoenstatt.



Foi um dia de muita alegria e de muita emoção para aqueles que trazem os agradecimentos, mas também as preocupações e intenções. Com a crise económica e moral que se faz sentir cada vez mais, veem-se mais peregrinos a chorar no Santuário e as Irmãs de Maria são “bombardeadas” com pedidos de orações, especialmente por doenças ou desemprego. O Santuário torna-se assim recanto de paz e consolo, um “oásis” onde se vem renovar as forças para mais um ano.


Ir. M. Paula Leite, CMP

Fotos: Paulo e Fami

Oração oficial das JMJ Rio2013



PDF:  http://www.rio2013.com/files/pt/folheto_da_oracao_oficial_jmj.pdf

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Coroação da MTA da JFS do Porto


No dia 15 de julho, a JFS do Porto coroou a Mãe do seu Santuário-Lar. O dia começou bem cedo, com a oração no Santuário. Durante a manhã, pudemos descobrir mais sobre a história da coroa original RTA, onde percebemos que esta tinha sido uma oferta de um curso de Irmãs de Maria ao nosso Pai e Fundador. Posteriormente, o Pe. Kentenich ofereceu-a à JFS e a coroa começou uma peregrinação por todo o mundo. Infelizmente, devido a um incidente durante o seu transporte entre países, a coroa desapareceu. No entanto, a JFS não desanimou e quis continuar a ser uma coroa viva! Assim também a JFS do Porto quis fazer e, deste modo, propôs-se a esta conquista. Para isto, traçamos um caminho de várias visitas, quer físicas, quer espirituais, ao Santuário e Santuário-Lar, com oferta de orações. Também iniciamos a descoberta do nome de grupo das pré-aliadas. As Apóstolas conquistaram pequenos símbolos por cada visita, simbolizando também o seu caminho. Então, neste dia, o dia em que encerramos as actividades do Ano Pastoral, coroamos a nossa Mãe e nomeamo-la, em conjunto, Rainha dos Lírios!

Pedimos à Mãe que nos ajude a permanecer fiéis e a sermos merecedoras da sua coroa e da sua presença na nossa sala de reuniões!
Rita e Inês, Porto

A juventude do Porto no Ano do Santuário


A juventude do Porto viveu este Ano do Santuário conquistando peça por peça do santuário, o qual foram construindo ao longo do ano e concretizando, visivelmente, nas vigílias mensais. A última vigília realizada, em julho, foi das mais interessante, segundo alguns jovens, pois teve um momento muito original: todos os participantes puderam contribuir ativamente na construção dos bancos do santuário. Só existiam pequenas tábuas que foram montadas por cada um. Assim estes bancos tornaram-se ainda mais "bancos da família".

MP

A Mãe Peregrina percorre as ruas de Canidelo, no Porto


Em Canidelo, diocese do Porto, a família de Schoenstatt levou a Mãe Peregrina na procissão da festa paroquial. É sempre um momento bonito e muito marcante para a família, pois todas as gerações participam com entusiasmo, alegria e especialmente com verdadeiro sentido apostólico. Este ano, a grande coroa de flores simbolizava a corrente de coroação da Auxiliar da Europa que vai ser coroada a 8 de Setembro, no Santuário Original, como Rainha da Nova Evangelização. A diocese do Porto estará representada nesta celebração por um pequeno grupo de peregrinos.

MP

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Nova Direção Geral do Instituto de Famílias


Com grande alegria informamos que o VII. Capítulo Geral elegeu uma nova Direção Geral para os próximos 6 anos.
Está composta da seguinte maneira:
Família Superior Geral:
Elisabeth & Bernhard Neiser, Alemanha
Família Assistente Geral:
Patricia & Pepo Köstner, Argentina
Família Chefe de Curso Geral:
Christina & Rafael Muñoz, Espanha
1° Família Conselheira:
Gloria & Eugenio Cornejo, Chile
2° Família Conselheira:
Monika & Bernhard Arndt, Alemanha
Assistente Espiritual:
Padre Marcel Mouras, Chile

Agradecemos de coração por todas as vossas orações e entrega ao Capital de Graças. Pudemos experimentar o sopro do Espírito Santo, que contribuiu para que as eleições se pudessem desenrolar numa atmosfera de Cenáculo.
Cordiais saudações desde o nosso Monte Nazaré em Schoenstatt,

Elisabeth y Bernhard Neiser

ArteMIMA: "Santuário de Schoenstatt - Um Oásis de Paz


Estimados Benfeitores e amigos da Creche Jardim de Maria,
Um grupo de pintores profissionais e amadores, peregrinos do Santuário, motivados pelo Ano do Santuário querem organizar uma exposição de quadros com o tema Santuário de Schoenstatt - um Oásis de Paz, na nossa diocese. O evento realizar-se -á em outubro de 2012. Convidam todos aqueles que tem alma de artista e são inspirados por Nossa Senhora a pintar este Oásis, a participar nesta exposição solidaria para a Creche Jardim de Maria. Os quadros são oferecidos para ser vendidos com o fim de angariar fundos para a creche.Todos podem participar, desde os mais pequenos aos mais idosos.


 
Participe nesta iniciativa. Ajude a divulgar e a pintar. É uma maneira original de dar a conhecer o Santuário e ajudar as nossas crianças e as suas famílias.

Desde já agradecemos em nome da direção e famílias da creche a vossa participação,
equipa ArteMIMA Creche Jardim de Maria.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Papa Bento XVI sublinha a importância dos Institutos Seculares


Os Institutos seculares alimentem "olhares capazes de futuro e raízes firmes em Cristo" abraçando "com caridade as feridas do mundo e da Igreja": este o desejo expresso pelo Papa na mensagem enviada aos membros dos Institutos Seculares, reunidos em Assis – região italiana da Úmbria – até ao próximo dia 26, num Congresso que tem como tema "À escuta de Deus 'nos sulcos da história': a secularidade fala à consagração". "Homens e mulheres capazes de um olhar profundo e de bom testemunho dentro da história": assim define os consagrados a mensagem a eles enviada pelo Papa através do Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone.
Num tempo como hoje, que "coloca à vida e à fé profundas interrogações", olhando para o Espírito Santo, os consagrados podem seguir a sua vocação, ou seja, "estar no mundo assumindo todos os seus pesos e os seus anseios, com um olhar humano que coincida sempre mais com o olhar divino", escreve o Santo Padre.
Nesse sentido, a identidade dos consagrados revela a sua importante missão na Igreja, isto é, "ajudar a realizar o seu estar no mundo", para que, mediante "a teologia da história - parte essencial da nova evangelização", os homens de hoje possam reencontrar aquele olhar "verdadeiramente livre e pacífico sobre o mundo" de que têm necessidade. Bento XVI sublinha que "a relação entre Igreja e mundo" há-de ser vivida "no signo da reciprocidade": "não é só a Igreja quem dá ao mundo, contribuindo para tornar os homens e a sua história mais humanos; "também o mundo dá à Igreja", de modo que ela possa compreender melhor a si mesma" e "viver melhor a sua missão".


A mensagem indica três âmbitos específicos nos quais os Institutos seculares devem concentrar a atenção. Antes de mais, a "doação total e encontro pessoal com o amor de Deus". Depois, também, "vida espiritual", ponto firme e irrenunciável que implica "reconduzir a Cristo todas as coisas", e que se alimenta na oração e na escuta da Palavra de Deus, para construir esperança e confiança. Por fim, a formação, entendida como educação para "aquela sabedoria que tem sempre consciência da centralidade humana e da grandeza do Criador".
O Papa exorta os Institutos seculares a estarem "disponíveis para construir percursos de bem comum, sem soluções pré-confeccionadas", prontos a arriscar, criativos segundo o Espírito Santo, “abraçando com caridade as feridas do mundo e da Igreja".

Fami e Paulo

terça-feira, 24 de julho de 2012

A Mater vai às Olimpíadas de Londres


EQUADOR, Pe. Eduardo Auza. Emilio Falla Buchely vive em Quito e vai participar das Olimpíadas de Londres 2012, representando o Equador na modalidade de bicicross; está entre os 32 melhores ciclistas de BMX do mundo. Na verdade, estas não serão suas primeiras olimpíadas, porque Emilio já participou em Beijing 2008. Hoje, com novos sonhos, Emilio quer entregar o melhor de si mesmo para chegar mais longe na classificação nestas Olimpíadas e, se possível, ganhar uma medalha olímpica.


Emilio é um jovem de muita fé. Conheceu Schoenstatt no ano de 2005, quando, depois da morte de sua avó, a sua família buscou refúgio e amparo no Santuário de Alangasí, Quito/Equador. A Ir. M. Emília Loor deu-lhe uma Mãe Peregrina pequena, para acompanhá-lo nas suas competições. Desde aquele momento, a Mãe de Deus acompanha-o sempre. Ele mesmo diz-nos: "Desde que me entregaram a Mãe de Deus, ela tem sido a minha Companheira em todos os momentos. Quando viajo, nos hotéis, nas competições, ela está sempre ao meu lado. Sinto uma proteção materna na sua companhia; na minha vida de desportista, estou sujeito a acidentes muito sérios, Ela dá-me segurança".


Gosto quando não há ninguém dentro, porque me dá paz e tranquilidade - assim, posso estar a sós com Ela.


Para Emilio, o Santuário é um lugar muito especial, onde ele experimenta as graças que a Mãe de Deus concede a partir desse lugar: "No Santuário, sinto-me em casa. Ali, a Mãe de Deus está e me acolhe. É emocionante vê-la sorridente no quadro, esperando-me para me cobrir com seu o manto. Gosto especialmente quando não há ninguém dentro do Santuário, porque posso sentir a paz e a tranquilidade desse lugar - e ainda posso ficar sozinho com ela, conversar com ela; especialmente, posso agradecer-lhe por tudo o que ela me concede. Cada vez que vou viajar, visito o Santuário, para que, antes da viagem, Ela me abençoe".


Inscrições abertas para a Escola de Música de Schoenstatt


Estão abertas as inscrições para a Escola de Música de Schoenstatt, na diocese de Aveiro, para alunos a partir dos 3 anos. As mesmas deverão ser feitas na portaria do Centro Tabor ou por correio eletrónico.  As aulas são orientadas pela professora Liliana e o professor Benjamim. A Escola de Música de Schoenstatt está em funcionamento aos sábados e durante 4 dias na semana, conforme a disponibilidade dos professores. Mais informações no cartaz acima.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Imagens da Peregrinação a Fátima


Estão disponíveis no site nacional do Movimento de Schoenstatt "www.schoenstatt.pt", fotografias da peregrinação a pé desde a Praia do Salgado até Fátima, bem como do Encontro Nacional, que ocorreu no dia 1 de Maio, também em Fátima.


Depois de entrar no site, para consultar as fotografias, deve entrar em "Mediateca" e depois em Galeria de Imagens.

Obrigado à Equipa do site nacional, por nos informar desta possibilidade de ver as fotografias.

Fami e Paulo 

domingo, 22 de julho de 2012

Voluntariado aos doze anos


Tentando dar resposta ao desejo manifestado por algumas adolescentes de um grupo do Porto, que gostariam de fazer voluntariado junto ao Santuário de Aveiro, promovemos pela primeira vez três dias de voluntariado para meninas de 12 anos. Participaram exatamente 20 meninas, 11 vindas do Porto e 9 de Aveiro, que ficaram alojadas na Casa Mater, a casa da JFS. Para realizar as atividades propostas foram divididas em pequenos grupos, de modo a terem oportunidade de passar por todas as tarefas: cuidar de crianças, ajudar na cozinha a preparar as refeições e aprender a fazer doces, trabalhar no jardim, fazer trabalhos manuais com destino à tenda de verão das rifas da creche, fazer pulseiras e fios de missangas com lembrança do santuário e dedicarem-se à recuperação de imagens da Campanha da Mãe Peregrina.


Num outro bloco de atividades internas, os grupos cuidavam do seu refeitório e de arrumar a cozinha, assim como também de preparar as orações da manhã e da noite. Com muita dedicação, as meninas surpreenderam com dinâmicas tão criativas e profundas nos momentos de oração. Foi interessante sentir como a troca de experiências dentro dos próprios grupos, constituídos por meninas de Aveiro e Porto, enriqueceram estes momentos de oração, especialmente o Capital de Graças. Um outro momento forte deste encontro foi a vigília, em que cada uma participou ativamente respondendo à dinâmica proposta, “preenchendo” com a sua contribuição pessoal cada elemento da dinâmica que lhes era apresentado e meditado.


Um dos grandes desafios que o tempo atual nos coloca é o uso do telemóvel e as ligações, a toda a hora, com as redes sociais, seja na hora das refeições, nas tarefas que realizam, nas horas de brincadeira e mesmo no tempo de oração. Durante estes três dias tentamos educar para a renúncia, por uma decisão livre e responsável e despertar para a importância na entrega total às atividades a realizar. Acima de tudo, não proibir, mas confiar que cada uma iria cumprir o que foi proposto. Não resultou a 100%, mas teve resultados extraordinários. Incentivamos a colocarem todos os telemóveis num local previamente preparado com os objetos sobre a dinâmica apresentada. A visualização valeu mais do que mil palavras e motivou a ação. Algumas, com muita “dor”, lá desligavam e largavam o seu telemóvel num ato de coragem. A verdade é que com um programa tão ativo, elas acabaram por não sentir a falta dos telemóveis e até esqueciam de telefonar aos pais na hora proposta para isso. Isso leva-nos à pergunta: porquê esta necessidade constante da sociedade em olhar o telemóvel para ver se tem alguma mensagem, para procurar sempre uma informação ou algo de novo para a sua vida do dia a dia. Porque é que já não se aprende a fazer uma coisa de cada vez, a ter alegria e gostar daquilo que se está a fazer, sem ter essa necessidade, quase instintiva, de procurar algo novo? Educar para valores maiores, para a beleza, para o bem comum e dar sentido ao que fazemos, especialmente sentido à vida, leva a que não sejam os telemóveis a manipular a nossa vida, a marcar o ritmo do nosso dia-a-dia, mas que, a partir do nosso interior, tenhamos a liberdade e a coragem de nos educar-nos à renúncia por um objetivo maior.


"No futuro, já não poderemos deixar-nos dominar pelos nossos conhecimentos, mas temos que ser nós a dominá-los. Já não deverá acontecer dominarmos diversas línguas estrangeiras segundo o objetivo do programa escolar, mas sermos os mais perfeitos ignorantes em relação ao conhecimento e à compreensão da linguagem do nosso coração. Quanto mais profundamente penetrarmos nas tendências e no desenvolvimento da natureza, tanto mais racional e adequadamente temos que saber enfrentar as forças instintivas e diabólicas no nosso interior. O grau do nosso progresso no domínio das ciências tem que ser o grau do nosso aprofundamento interior, do crescimento da nossa alma. Caso contrário, cria-se também no nosso interior um vazio enorme, um abismo tremendo que nos faz sentir profundamente infelizes. Portanto, auto educação!” (1912, P.K. no Doc. Pré-Fundação)

MP

Festa da Escola de Música de Schoenstatt


A Escola de Música de Schoenstatt terminou o primeiro ano em que foi orientada por dois novos professores: a Prof. Liliana e o Prof. Benjamim. Estes dois professores trouxeram um novo dinamismo à nossa escola, alargando também a área de ensino, com mais opções em instrumentos. O próximo ano vai ainda ser mais abrangente incluindo instrumentos de sopro.


Na festa final, no salão do Centro Tabor, todos participaram com duas ou três peças individuais e em grupo. Os mais pequenos, da Creche Jardim de Maria, já puderam mostrar os seus dons musicais, com uma variedade de ritmos.


A Prof. Liliana, para além das aulas aos mais pequenos, a partir dos 3 anos, e também aos da Creche Jardim de Maria, está responsável pela missa vespertina de sábado, em que toca e canta com as crianças. O Prof. Benjamim, com a sua originalidade e alegria, cativa facilmente a juventude e por isso tem uma boa relação com os jovens. Foi uma festa muito bonita, em que cada um deu o seu melhor e todos foram o orgulho dos pais e familiares presentes.

MP

Mãe Peregrina chegou ao lugar mais alto do mundo


CHILE, Andrea Aguilera Catalán. Uma bandeira branca estampada com imagens de Maria e de sua família foi o sinal visível de proteção e fidelidade que acompanhou os momentos mais difíceis de Felipe Olea Popelka na sua escalada ao monte Everest.
O monte Everest é o lugar mais próximo do céu. Fica a 8.848 metros acima do nível do mar. Subir todos esses metros é a meta de todo alpinista que quer chegar ao Everest, o pico mais alto do mundo, a cordilheira mais alta do mundo, formado por um cordão montanhoso situado no Nepal. Nessa aventura, o capitão do exército, Felipe Olea Polpeka sabia que não poderia estar sozinho; por isso, levou, em todos os momentos, dois preciosos tesouros: o primeiro, uma foto do Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que manteve o todo tempo na sua tenda. O segundo tesouro foi a bandeira de Maria, "onde estavam estampadas a Imagem da Mãe Peregrina, outra da Virgem do Carmo, padroeira e general das Forças Armadas chilenas, e uma foto de nossa família. Minha mãe, que é missionária da Campanha da Mãe Peregrina, me pediu se podia levar a Imagem - claro, ela nos acompanhou o tempo todo".


Na uma expedição com alto nível de perigo, era necessário começar com todas as bênçãos, acrescenta Felipe. Ele sentiu a presença de Maria no meio do grupo e nele mesmo, em várias oportunidades, principalmente no momento de chegar ao cume do monte. "Foi na subida final, que dura 14 horas de caminhada, chegando aos 8.000 metros. Depois de 10 horas, eu estava muito cansado, esgotado. Sentei-me para rezar e pedir à Mãe de Deus que me desse mais força e energia. Foi como se tivesse tomado novo impulso! Pela Mãe de Deus, pude vincular-me a todas as pessoas que estavam no Chile. Pude sentir esse envio, para continuar minha escalada mais tranquilamente"- explicou Felipe.

Santa Missa de Abertura – Capítulo do Instituto das Famílias


Por ocasião da abertura do Capítulo Geral, em Schoenstatt, o Instituto das Famílias de Schoenstatt convidou o Cardeal Ennio Antonelli, que até Junho foi Presidente do Conselho Pontifício para a Família.
A Santa Missa de abertura foi celebrada em espanhol, na Igreja da Adoração, presidida pelo Cardeal Antonelli e concelebrada por vários sacerdotes. Foi uma liturgia muito alegre, com a participação de famílias de mais de 10 países.
Embora o espanhol tenha sido o idioma principal da celebração, os cânticos, as leituras e a oração dos fiéis os foram em mais de cinco idiomas dando, assim, a sensação de uma verdadeira Família Internacional.


Na sua homilia, o Cardeal aplicou as palavras do Evangelho do dia - "Jesus enviou-os dois a dois" - à vida dos casais cristãos. "Enviados dois em dois são especialmente os casais. Enviados dois em dois literalmente. A sua primeira e fundamental missão é acolher, em cada dia, o amor esponsal de Cristo pela Igreja, revivendo-o e manifestando-o por meio de seu amor recíproco."


À noite, uma surpresa para muitos: Cardeal Antonelli presidiu - junto com o Pe. Marmann - a bênção da noite, no Santuário Original. Pe. Marmann leu uma parte do Documento de Pré-Fundação; Pe. Marcel traduzia para o Cardeal o texto e os breves comentários; de vez em quando, o Cardeal abria os olhos com emoção como quem descobre, valoriza e aprova algo novo e importante.
Depois de renovarem juntos a Aliança de Amor - nos idiomas mais variados que se possa imaginar - e de rezar a Oração de Peregrinação, unidos espiritualmente a toda a Família de Schoenstatt, o Cardeal Antonelli deu a bênção aos presentes. Antes de sair do Santuário, quis dirigir-se a todos com palavras em italiano. "Depois do encontro de famílias em Milão, o Santo Padre aproximou-se de mim e disse-me 'que alegria estar rodeado de uma Igreja viva!'". E continuou: "Essas mesmas palavras eu posso dizer aqui, pelas experiências que vivi durante estes dias: Schoenstatt é uma Igreja viva!".
Ao sair do Santuário, um grupo da Juventude Feminina da Alemanha, que estava presente ali, saudou a todos com um cântico mariano. O Cardeal Antonelli escutou atentamente e agradeceu-lhes o gesto com um largo sorriso.



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atelier de costura no jantar de encerramento dos ateliers


"Nos livros aos quadradinhos, cada quadrado conta um pedaço de uma história.
Neste livro, que não é um livro de banda-desenhada nem nada assim parecido,
cada quadradinho (de tecido) tem também uma história para contar.
Há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento.
À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta a avó olhar a manta
e todas as personagens e enredos que lá moram, para a sessão começar..."

Foi com a leitura da história "A manta", da qual reproduzimos a introdução, que a Susi iniciou a apresentação do atelier de costura e dos trabalhos nele desenvolvidos. Ficámos a saber que neste atelier, ao contrário do que diz o ditado popular, nem os trapos são velhos. É sempre possível reaproveitar roupa usada, para fazer novos modelos. 


Um dos produtos resultantes do trabalho do atelier.


Entrega de uma lembrança à orientadora / formadora, D. Rosa.


Mais uma lembrança, neste caso CD's com música, para servirem de apoio nas noites longas de trabalho.


E ainda um ramo de flores, entregue pelos mais novos.

Fami e Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...