sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entrega da Túnica de Sião ao Pedro, noviço de Portugal


Somos todos convidados a acompanhar, espiritualmente, a entrega de Túnica de Sião aos noviços do curso internacional de Schoenstatt que se realizará amanhã no Paraguai. O P.Carlos Alberto lembrou hoje no Santuário, no final da Santa Missa da manhã, este acontecimento e pediu orações, especialmente para o seminarista português, o Pedro que pertenceu à JMS de Lisboa.
Esta cerimónia, que acontece após os três primeiros meses do noviciado, é uma forma litúrgica da comunidade dos padres de Schoenstatt para dizer ao noviço que o aceita e deste dizer à comunidade que está disposto a seguir o caminho dos conselhos evangélicos, seguindo os ideais da comunidade.
Nesta cerimónia, muito concorrida e cheia de emoções, cada um dos noviços recebe a túnica que o identifica com a comunidade dos padres de Schoenstatt e, por isso, é chamada de “túnica de Sião”.
A este curso pertencem noviços da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Paraguai e Portugal.
Depois dos noviços receberem a túnica, eles continuam no noviciado em Tupa(n)rendá, fazendo o “ano fechado” deste período de formação. No segundo ano de noviciado, eles têm um estágio social-caritativo, o qual pode ser realizado no Brasil, no Chile, no Paraguai ou na Argentina. Por isso, este segundo ano é chamado “ano aberto”. Depois do noviciado, seguem os estudos de filosofia e teologia em Santiago do Chile no Colégio Mayor Padre Kentenich. Estes estudos são interrompidos por mais um estágio – o “apostólico” – pelo terciado e pelo “Tempo de Sião”. Desde a entrada do noviciado até a ordenação sacerdotal são dez anos.

MP


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...