sábado, 28 de julho de 2012

"Levai a beleza deste lugar para as vossas casas!" - Bispo de Aveiro


“Levai a beleza deste lugar para as vossas casas” – Estas foram as últimas palavras de D. António Francisco dos Santos na peregrinação anual da Campanha da Mãe Peregrina ao Santuário de Aveiro, no mês de julho. Foi com imensa alegria que tivemos a presença inesperada do nosso Bispo, durante a oração de envio. Chegou precisamente antes da bênção final e ainda dirigiu umas palavras sobre este pedacinho de terra. Depois abençoou e enviou os mil peregrinos que nesse domingo visitaram este lugar de graças, a “casa da Mãe Peregrina”. D. António Francisco dos Santos chamou a este lugar, como tantas vezes já o fez, de “oásis”. Falou sobre o “Ano da Fé” e a importância da missão, assim como também sobre o “Ano Jubilar” que a nossa diocese está a viver. Deu um profundo testemunho do seu amor a Nossa Senhora, a Mãe Três Vezes Admirável e falou da sua atuação no Santuário, acentuando a sua experiência pessoal deste lugar. Fez questão de dizer que vem muitas vezes a este Santuário simplesmente como peregrino e voltou a nomear a importância deste Santuário Diocesano com as três características que ele lhe atribuiu: um Santuário Mariano, Eucarístico e Vocacional. Foi então que depois da bênção dos objetos religiosos, da bênção final e no meio das palmas, ainda apelou bem alto: “Levai a beleza deste lugar para as vossas casas”.


Foi um grande presente da Mãe neste dia de peregrinação, pois o D. António Francisco encontrava-se no nosso Centro Tabor, na Casa Padre Kentenich, para uma reunião. Perante o pedido para interromper a reunião e fazer o envio dos peregrinos, não hesitou e chegou com toda a simplicidade que o caracteriza.
Este foi um dia muito intenso no nosso Centro Tabor. Os peregrinos chegaram pela manhã nos autocarros e foram acolhidos, aos grupos, no Santuário. A seguir, para o impulso do dia tiveram a projeção de um filme sobre a importância do Santuário na vida de João Pozzobon, narrada por ele mesmo.



De tarde, antes da celebração da Santa Missa, tivemos o terço rezado pelo recinto do Santuário, meditado com textos de Fátima e do Padre José Kentenich sobre “ser santuário vivo”. Todas as Imagens da Mãe Peregrina peregrinaram de mão em mão, pois a cada Avé-Maria o peregrino entregava-a a quem ia a seu lado. No final do terço, foi queimado na Taça de Engling o capital de graças, que foi colocado ao longo do dia numa grande coroa dourada, simbolizando a aspiração da corrente de coroação da Rainha da Nova Evangelização da Europa.


Um dos momentos mais esperados pelos missionários é a renovação do compromisso junto ao Santuário, durante o qual eles se comprometem novamente perante a Mãe e Rainha, e todas as famílias presentes, para mais um ano de entrega à missão que lhes foi confiada.

Dezenas de Imagens da Mãe Peregrina, muitas já coroadas, vieram ao Santuário para agradecer e entregar toda a vida gerada no último ano e para levar às famílias que vão visitar as graças especiais do Santuário de Schoenstatt.



Foi um dia de muita alegria e de muita emoção para aqueles que trazem os agradecimentos, mas também as preocupações e intenções. Com a crise económica e moral que se faz sentir cada vez mais, veem-se mais peregrinos a chorar no Santuário e as Irmãs de Maria são “bombardeadas” com pedidos de orações, especialmente por doenças ou desemprego. O Santuário torna-se assim recanto de paz e consolo, um “oásis” onde se vem renovar as forças para mais um ano.


Ir. M. Paula Leite, CMP

Fotos: Paulo e Fami

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...