domingo, 8 de julho de 2012

Um sacerdote segundo o coração de Deus


Neste dia 08 de Julho, completam-se 102 de ordenação sacerdotal do nosso Pai e Fundador. Como forma de assinalar esta data, transcrevemos este texto do site mãeperegrina.org.br
O Papa Bento XVI escreve aos sacerdotes que, “Cura d’Ars, em seu tempo, soube transformar o coração e a vida de muitas pessoas, porque conseguiu fazê-las sentir o amor misericordioso do Senhor. Também hoje, é igualmente urgente o anúncio e o testemunho da verdade do Amor: Deus caritas est (1 Jo 4,8).”
O coração do Padre Kentenich é um Tabor, no qual muitos vivenciam o amor de Deus Pai e podem afirmar: “Deus é amor!” Seu coração sacerdotal atua além de seu tempo e de sua nação! Deus o fez reflexo de seu amor para milhares de pessoas. Por meio de seu amor sacerdotal, muitas pessoas, sacerdotes e leigos, realizam um encontro com Deus Pai. Seu sacerdócio é uma manifestação de Deus Amor que intervém e modifica a vida de muitas pessoas.
Padre Dresbach, companheiro do Padre Kentenich no Campo de Concentração de Dachau, revela que Pe. Kentenich era sempre capaz de ver e valorizar o positivo nas pessoas, mesmo em situações complicadas:
O Senhor Padre “vive nos corações e sabe de todos os problemas que eles carregam. Sabe sorrir e o faz muitas vezes, porém, nunca perdendo a profundidade. Sua pessoa sempre irradia uma luminosa alegria, como se percebe em poucos. (…) Com a alegria, ele pôde abrir corações e muitas vezes, bastava uma palavra sua, para produzir um efeito mágico nas pessoas (…)”
“Em Dachau, havia um sacerdote que reclamava de tudo, até daquilo que o Senhor Padre fazia. Certa vez, disse isso ao próprio Senhor Padre. Este lhe respondeu, do modo mais amigável possível, e lhe deu razão em tudo o que podia. Sempre que o via, o Senhor Padre lhe dirigia palavras bondosas. O amor acolhedor do Senhor Padre transformou esse sacerdote… É admirável como ele se adapta a cada um. Às vezes, com uma simples palavra, toca o coração de uma pessoa e a transforma totalmente.”²
Muito encontram o coração paternal de Deus, por meio do Pe. Kentenich, justamente quando vivenciaram seus limites e fracassos. O amor misericordioso de Deus parecia transbordar, por meio do sacerdócio do Pe. Kentenich, para preencher o vazio e o afastamento causados por faltas e pecados.
Ir. M. Annette narra um exemplo, entre tantos, dessa realidade feliz e transformadora: “Um sacerdote, quando estudante, era fiel à pessoa e Obra do Padre Kentenich. Assim continuou também durante os primeiros anos de seu exílio. De repente, se distanciou e até afirmou, aos que conviviam com ele, que não era mais seu discípulo.
Quando Padre Kentenich voltou, após quatorze anos de exílio, encontrou esse sacerdote desenganado pelos médicos e internado num hospital de outra cidade.
Então, Padre Kentenich muitas vezes o procurou e dialogou com ele, por telefone. Conta a enfermeira que, pouco antes de sua morte, umas dessas ligações durou mais de uma hora. E o sacerdote faleceu tranqüilo e pacificamente!” ³
O coração sacerdotal do Padre Kentenich facilita, para muitos, a entrega do próprio coração a Deus e o covívio familiar. Um pai de família, dos Estados Unidos, descreve e seu efeito dos encontros com o Pe. José Kentenich na vida de sua família:
Padre Kentenich “tornou a nossa vida mais agradável. Ele era para nós um exemplo de bondade, tolerância e paciência. Levava uma vida silenciosa e nunca demonstrava antipatia. Nunca se queixava. Ele nos compreendia. Quanto mais o conhecíamos, tanto mais percebíamos a sua benevolência e a força magnética que ele irradiava. (Muitas vezes) não era necessário dizer nada (…) porque ele lia nossos pensamentos e abria o nosso coração (…) percebia o que estávamos precisando, naquele momento”³.¹
No atuar do amor de Deus em seu coração sacerdotal, em sua profunda vida de oraçao e união com Deus, se encontra a resposta à pergunta que alguém lhe fêz, ao terminar uma conversa: “Senhor Padre, como se explica, que a gente sempre se despede do senhor, melhor do que quando se chegou?”³.²
Obrigada Padre José Kentenich pelos 102 anos do seu sacerdócio abençoado! Louvado seja Deus que nos revela de modo tão próximo o seu coração e amor de Pai, por meio do Padre Kentenich.
 Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...