domingo, 22 de julho de 2012

Santa Missa de Abertura – Capítulo do Instituto das Famílias


Por ocasião da abertura do Capítulo Geral, em Schoenstatt, o Instituto das Famílias de Schoenstatt convidou o Cardeal Ennio Antonelli, que até Junho foi Presidente do Conselho Pontifício para a Família.
A Santa Missa de abertura foi celebrada em espanhol, na Igreja da Adoração, presidida pelo Cardeal Antonelli e concelebrada por vários sacerdotes. Foi uma liturgia muito alegre, com a participação de famílias de mais de 10 países.
Embora o espanhol tenha sido o idioma principal da celebração, os cânticos, as leituras e a oração dos fiéis os foram em mais de cinco idiomas dando, assim, a sensação de uma verdadeira Família Internacional.


Na sua homilia, o Cardeal aplicou as palavras do Evangelho do dia - "Jesus enviou-os dois a dois" - à vida dos casais cristãos. "Enviados dois em dois são especialmente os casais. Enviados dois em dois literalmente. A sua primeira e fundamental missão é acolher, em cada dia, o amor esponsal de Cristo pela Igreja, revivendo-o e manifestando-o por meio de seu amor recíproco."


À noite, uma surpresa para muitos: Cardeal Antonelli presidiu - junto com o Pe. Marmann - a bênção da noite, no Santuário Original. Pe. Marmann leu uma parte do Documento de Pré-Fundação; Pe. Marcel traduzia para o Cardeal o texto e os breves comentários; de vez em quando, o Cardeal abria os olhos com emoção como quem descobre, valoriza e aprova algo novo e importante.
Depois de renovarem juntos a Aliança de Amor - nos idiomas mais variados que se possa imaginar - e de rezar a Oração de Peregrinação, unidos espiritualmente a toda a Família de Schoenstatt, o Cardeal Antonelli deu a bênção aos presentes. Antes de sair do Santuário, quis dirigir-se a todos com palavras em italiano. "Depois do encontro de famílias em Milão, o Santo Padre aproximou-se de mim e disse-me 'que alegria estar rodeado de uma Igreja viva!'". E continuou: "Essas mesmas palavras eu posso dizer aqui, pelas experiências que vivi durante estes dias: Schoenstatt é uma Igreja viva!".
Ao sair do Santuário, um grupo da Juventude Feminina da Alemanha, que estava presente ali, saudou a todos com um cântico mariano. O Cardeal Antonelli escutou atentamente e agradeceu-lhes o gesto com um largo sorriso.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...