terça-feira, 20 de abril de 2010

Como começar a partilhar a festa jubilar?

Uma história de Aliança de Amor!

No regresso à nossa terra de Aveiro, fomos presenteados com um maravilho arco-íris que unia o céu à terra, e nos acompanhou ao longo de muitos quilómetros, enquanto partilhávamos uns com os outros sobre os momentos que mais nos tocaram. O arco-íris, sinal da Aliança de Deus com os homens no Antigo Testamento; o arco-íris, hoje, a confirmar uma história de Aliança. Foi a Aliança de Amor que celebramos em Fátima.
Ao longo desta semana, vamos partilhar alguns dos momentos destes dois dias de festa, de encontro.

Os primeiros!

O dia 17 foi de caminhada, com uma peregrinação a pé de cerca de 23 km em família nacional: adolescentes, jovens, famílias e adultos. Todos com o mesmo objectivo, fortalecendo-se uns aos outros numa só caminhada com chuva e sol. À chegada, quando se runiram os grupos - branco, amarelo e azul - tivemos a Santa Missa.

À noite participamos no terço e procissão de velas e mais tarde numa vigília em família.

No dia 18 os grupos foram chegando de todo o país. Depois do acolhimento, o bispo D.Maurílio foi quem primeiro teve a palavra.
A apresentação festiva foi muito original, pois levou-nos numa viagem de comboio com várias estações pelo mundo de Schoenstatt em Portugal. Havia sempre o toque humorístico. Andava-se à procura de algo que vamos aos poucos revelar neste espaço. Foram também homenageadas aquelas pessoas que estiveram na origem da vinda de Schoenstatt para Portugal.


À tarde peregrinamos juntos para a Capelinha das Aparições e lá tivemos o nosso momento de oração, em que, por meio dos seus representantes, o Movimento expressou a sua gratidão e o seu compromisso como Família Portuguesa do Pai.

O ponto culminante foi o encerramento com a Santa Missa na Igreja da Santíssima Trindade. Deveriam estar mais de 5000 pessoas. As velas jubilares do Capital de Graças foram levadas durante o ofertório por elementos da geração fundadora de cada Santuário. No final os jovens de cada diocese foram buscar a chama da missão, assumindo-a para os próximos 50 anos. O Pe.Diogo Barata, na sua homilia, não só agradeceu à Mãe de Deus, ao Pai e Fundador e a todos os irmãos sem excepção, mas também projectou as nossas prioridades no compromisso dos próximos 50 anos: as vocações para todos os ramos do Movimento, um santo português canonizado, simbolizando todos os santos do dia-a-dia formados em Schoenstatt, e a nossa missão para Portugal, que em Igreja transforme a sociedade.

As duas alas da Igreja da Santíssima Trindade em Fátima

Destacamos ainda a presença especial da Auxiliar da Europa e do Símbolo do Pai para o Santuário Original, que nos acompanharam durante a peregrinação a pé e todo o dia 18.

       
MP
                                        

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente foi muito bonito, pelo menos o domingo. A presentação foi muito bem preparada =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...