sexta-feira, 2 de abril de 2010

Via Sacra - Sua Origem e Significado



A Via-sacra ou Caminho da Cruz, é um caminho de oração muito importante, pois tem como objectivo principal levar as pessoas a meditarem naquilo que é fundamental no cristianismo: o mistério pascal de Jesus Cristo, a sua morte e ressurreição. Os últimos passos de Jesus na terra são representados por uma série de imagens da sua Paixão, morte e sepultura, nas catorze estações que compõe a Via-sacra.
A devoção da Via-sacra, nasceu possivelmente em Jerusalém. Segundo uma lenda transmitida oralmente pelos primeiros cristãos, Maria percorreu várias vezes o caminho que seu filho Jesus seguiu, desde a casa de Pilatos até ao lugar do Santo Sepulcro.
Ao verem Maria a fazer estes percursos, começaram a juntar-se alguns dos primeiros cristãos para a acompanharem (isto durante o primeiro século do cristianismo).
A devoção em realizar este percurso, foi sendo progressivamente adoptada pelos peregrinos que visitavam Jerusalém, que passaram a percorrer piedosamente a Via Dolorosa, que vai da casa de Pilatos, ao Calvário e ao Santo Sepulcro. Fazer este percurso, converteu-se num hábito que qualquer peregrino devia cumprir, isto a partir do século IV.
Devido à ocupação da Terra Santa pelos muçulmanos e também às grandes distâncias que era necessário percorrer, esta devoção passou no século XIII, a ser realizada nas comunidades cristãs dispersas pelo mundo e já não no lugar original, a Via Dolorosa.
A Via-sacra estendeu-se a toda a Igreja latina, sobretudo a partir do século XV. No entanto, nesta altura, o número de estações era variável, sendo fixado definitivamente em catorze estações, pelo Papa Bento XIV, no século XVIII que ao mesmo tempo incentivou os sacerdotes a enriquecer as suas igrejas, com as representações da Via-sacra.
A Via-sacra pode ser rezada durante todo o ano litúrgico, mas adquire um significado especial durante a Quaresma, principalmente na sexta-feira Santa. Em Roma, é o Papa que nesse dia à noite dirige as estações, desde o Coliseu de Roma. Foi nesse lugar que morreram muitos dos primeiros mártires da história do Cristianismo.
A Via-sacra pode ser feita no interior de uma Igreja, mas de preferência deve ser realizada a caminhar, pois ao percorrer as catorze estações, tomamos mais consciência da nossa condição cristã: seguir Cristo. Ao mesmo tempo, de certo modo é como se estivéssemos a fazer uma peregrinação espiritual à Terra Santa.
A Via-sacra é composta por catorze estações e começa com a condenação de Jesus à morte, terminando com o corpo de Jesus a ser colocado no sepulcro.
Recentemente surgiram algumas Via-sacras que incluem a décima quinta estação, em que se valoriza a ressurreição de Jesus, complemento imprescindível da sua morte.
O Caminho da Cruz é proposto aos fiéis, não como uma mero ensinamento histórico, para que os cristãos aumentem a sua cultura e o seu saber, mas antes para mover a piedade, fomentar o amor a Deus e a chama da oração. Portanto, o cristão não deve folhear a Via-sacra como se de um livro histórico se tratasse, mas deve aumentar os seus actos de fé, esperança e caridade, mediante o percurso do Caminho da Cruz.

Da Via-Sacra do Instrumento do livro “Rumo ao Céu” do Padre Kentenich, deixamos algumas partes da primeira, décima segunda e décima terceira estações, como reflexão para esta sexta-feira Santa.

Primeira Estação: Jesus é condenado à morte.

“Com soberana liberdade e em silêncio
Aceitas, como vontade do Pai,
A sentença de morte:
Tão desprendido estás de ti mesmo
Plenamente livre
Para seguir só o que é do Pai.”

“Cada vez que eu feri a verdade,
A Justiça e o amor
E por cobardia me opus aos teus desejos,
Com eles me afastei de Ti,
Privei do teu amor
A terra de Schoenstatt.”

Décima segunda Estação: Jesus morre na cruz.

“Para nos conduzir
Segura e rapidamente a Ti
Queres, ao morrer, entregar-nos a tua Mãe:
“Eis o teu filho, Eis a tua Mãe,”
Assim ressoa a tua palavra a partir da cruz,
O teu trono real.”

“Cada vez que eu contemplar a Tua cruz,
Me sirva, para não confiar mais
No dinheiro e nos bens
E, assim, entregar-me com facilidade
Totalmente a Ti e à Tua Mãe,
Com o coração e o pensamento.”

Décima terceira Estação: Jesus é deposto no regaço da Sua Mãe.

“Depois de vencer a morte e o demónio,
Esgotado, és deposto
No regaço da Tua Mãe
Estás unido a Ela com tanta profundidade e ternura
Que no nosso coração
Resplandece calidamente o plano do Pai.”

“Que como filho, eu permaneça fiel a esta Mãe,
Inscreva profundamente
O seu nome nos corações;
Então o sofrimento que perpassa os povos
Desperta um canto de redenção
Que ressoa jubiloso.”

Fami e Paulo

Nota: Foram utilizados excertos do site www.abcdacatequese.com e pt.wikipedia.org

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...