sexta-feira, 9 de abril de 2010

Retiro do Tríduo Pascal

 Universitários na celebração da Instituição da Eucaristia

Nesta semana Santa que passou estiveram reunidos em retiro, na Casa José Engling, cerca de 26 universitários das Juventudes Masculinas de Schoenstatt de Madrid, Lisboa e Aveiro. Com as Jornadas Mundiais da Juventude em foco (Madrid 2011), este retiro teve como objectivo a unidade do ramo da JMS de vários pontos da Península Ibérica, para a grande celebração com o Papa, no próximo ano. Também deu a oportunidade das duas maiores juventudes de Portugal se conhecerem melhor, para estarem no próximo fim-de-semana, em Fátima, a caminharem em sintonia para o nosso Jubileu.

Pedro Lopes

Para os espanhóis o retiro começou no Domingo de Ramos, quando se instalaram na Casa José Engling, acompanhados do padre Lourenço, e estiveram até 5ª feira a preparar o retiro para quando os de Lisboa chegassem, acompanhados do padre Diogo Barata. Durante a tarde houve uma apresentação dos vários santuários, das diferentes místicas, das convivências de Juventude e das diversas actividades que realizam. Falou-se ainda das JMJ em Madrid, e do que vai acontecer e dos dias em que decorrerá. À noite decorreu a cerimónia da Instituição da Eucaristia com o tradicional lava-pés, depois segui-se a representação da Ceia Pascal de Jesus com os discípulos. Ao longo da madrugada, a partir das duas da manhã, esteve o Santíssimo exposto no santuário sempre com os jovens a adorar em Vigília até ao nascer do sol, em memória da Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.

Na 6ª feira Santa, durante a hora de almoço os universitários estiveram em retiro no centro Tabor e também na Colónia Agrícola, voltando às 15h para a Adoração da Cruz, provavelmente um dos momentos mais marcantes do retiro. Depois tivemos um momento de descontracção na Costa Nova, com um torneio quadrangular de futebol de 7 (Aveiro, Lisboa, Madrid, e garotos da Costa Nova). À noite depois do jantar, realizou-se uma Via Sacra na praia da Costa Nova, um bocado agreste por causa do vento forte que se fez sentir.

No último dia, o retiro acabou de manhã com a despedida, seguindo os Universitários de Lisboa e Madrid até Fátima onde rezaram e daí foram cada uns para o seu destino.

Universitários de Lisboa e Madrid em Fátima

Pedro Lopes

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...