quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quinta Feira Santa - Instituição da Eucaristia



Tomai, todos e comei: Isto é o meu Corpo que será entregue por vós.
Depois, tomou nas suas mãos o cálice com vinho e disse-lhes: Tomai, todos e bebei: Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos os homens para remissão dos pecados.”

Foi com estas palavras que na noite de quinta-feira Santa, Jesus Cristo no decorrer da Ultima Ceia, com os seus Apóstolos, instituiu a Eucaristia.
E o que significa Eucaristia?
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.
Na Última Ceia, Jesus levantou-se da mesa, tomou uma toalha e começou a lavar os pés aos seus discípulos. Com este gesto, Jesus deu-nos um exemplo: veio para servir e não para ser servido.
Ficou assim instituída a Eucaristia como sinal de total entrega de Jesus Cristo por cada um de nós. Por isso, sempre que celebramos hoje a Eucaristia, celebramos essa entrega de Jesus na Sua Morte e Ressurreição.
A celebração da Eucaristia é fonte e cume da vida cristã. Nela atingem o auge e acção santificadora de Deus em nosso favor e o nosso culto para com Ele. Está também contido na Eucaristia todo o tesouro espiritual da Igreja: o próprio Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são significadas e realizadas na Eucaristia. Pela celebração eucarística, unimo-nos desde já à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.
Jesus Cristo está presente na Eucaristia dum modo único e incomparável. De facto, está presente de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está presente em modo sacramental, isto é, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo completo: Deus e homem.

Na encíclica “Ecclesia de Eucharistia”, (17 de Abril de 2003), João Paulo II diz:
“A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja.”
Mais à frente na mesma encíclica, diz o Papa João Paulo II:
“O mistério eucarístico – sacrifício, presença, banquete – não permite reduções nem instrumentalizações; há-de ser vivido na sua integridade, quer na celebração, quer no colóquio íntimo com Jesus acabado de receber na comunhão, quer no período da adoração eucarística fora da Missa. Então a Igreja fica solidamente edificada e exprime-se o que ela é verdadeiramente: una, santa, católica e apostólica; povo, templo e família de Deus; corpo e esposa de Cristo, animada pelo Espírito Santo, sacramento universal de salvação e comunhão hierarquicamente organizada.
Dando à Eucaristia todo o realce que merece e procurando com todo o cuidado não atenuar nenhuma das suas dimensões ou exigências, damos provas de estar verdadeiramente conscientes da grandeza deste dom.
E não há perigo de exagerar no cuidado que lhe dedicamos, porque neste sacramento se condensa todo o mistério da nossa salvação.”

“Fazei isto em memória de mim!”

Com estas palavras, Jesus Cristo diz-nos a importância que a Eucaristia tem para os cristãos, pois ao pedir que repetissem os seus gestos e palavras, Ele não pedia somente que nos lembrássemos Dele e daquilo que fez. Tinha como intenção fundamental a celebração litúrgica, pelos apóstolos e seus sucessores, do memorial de Cristo, da sua vida e morte, ressurreição e da sua intercessão junto do Pai.

"Na Eucaristia, "partimos o mesmo pão, que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver eternamente em Jesus Cristo"" (Santo Inácio de Antioquia)

Fami e Paulo

Nota: Para a elaboração deste trabalhó foram retirados excertos da Catecismo da Igreja Católica e da Encíclica "Ecclesia de Eucharisti" do Papa João Paulo II.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...