quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Missa da Aliança no Santuário da Diocese de Aveiro - 18 de Fevereiro de 2013


"Meu Senhor e meu Deus!
Aqui nos encontramos para Te dar graças por tudo o que de bom Tu nos dás. Tu sustentas o mundo e a vida desta Família de Schoenstatt, com o Teu Amor de Pai Misericordioso.
Para Ti erguemos as mãos suplicando auxilio e proteção, pois reconhecemos o quanto somos frágeis e pequenos perante as dificuldades que encontramos no nosso dia a dia.
À sombra do Santuário aprendemos que nos falas através de “causas segundas”, ou seja, através dos acontecimentos da nossa vida. Nos últimos tempos, muito nos questionamos, sobre a tempestade que aqui se abateu, provocando a queda de tantas árvores que vimos crescer e que nos viram crescer; em cuja sombra nos abrigamos em tantos encontros da Família. Mas o que mais nos fez refletir foi a queda do nosso primeiro marco, na preparação da construção espiritual do nosso Santuário, o “Nicho”, provocado pelo levantamento das raízes de um pinheiro muito especial, que o abrigava.
O Nicho foi testemunha, de muitos encontros da Família que aqui começava a surgir; também das caminhadas peregrinas de um grupo da Juventude feminina que se preparava para a sua Aliança de Amor; foi ali que em 16 de Outubro de 1977 celebramos a nossa entrega à Mãe Três Vezes Admirável.
E a pergunta que colocamos hoje é: porquê? E sem duvida que nos sentimos motivados a fazer uma reflexão´procurando responder com uma corrente de vida ao que Tu, Senhor, esperas de nós.
Outro facto que nos surpreendeu, foi a decisão corajosa do Papa Bento XVI, através da sua resignação ao cargo que ocupa, que a todos nos deixou perplexos. Aqui nos sentimos chamados a uma maior união e à oração pela Igreja e seus representantes.
Também o retrocesso nas conversações sobre os destinos do Santuário Original, nos impele a muitas contribuições para o capital de graças.

Bênção das dezenas que foram entregues a quem veio pela primeira vez ao Santuário

Queremos colocar sobre o altar também, as graças recebidas na bênção de tantos Santuários-Lar, Coroação da Rainha da Bonança e a Aliança filial selada com o Pai e Fundador pelo 1º grupo de mães da nossa diocese, na celebração do 2º marco de Schoenstatt, o 20 de Janeiro."
(Introdução da Missa - Liga das Mães - Maria Marçal)

Grupo de Cruzados da JMS que receberam uma etapa

Neste dia 18 de Fevereiro, realizou-se no Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro, a Missa da Aliança. Após a Missa, peregrinámos ao Santuário, onde um grupo dos Cruzados da Juventude Masculina recebeu mais uma etapa. 
Em seguida, foram benzidas as dezenas que são entregues a quem vem pela primeira vez ao Santuário durante o mês (de um dia 18 até ao outro dia 18) e que são feitas com contas (bolinhas) que simbolizam Capital de Graças. Cada pessoa que vem ao Santuário, reza a oração do Rumo a 2014 e depois por cada Avé Maria rezada, coloca uma bolinha num recipiente de vidro. Cada Ramo do Movimento e os peregrinos, têm contas de uma cor diferente. Com essas bolinhas, são depois feitas as dezenas.

As dezenas a serem entregues...

Depois de renovarmos a Aliança de Amor com Maria, nossa Mãe, queimámos o Capital de Graças, junto à Taça de Engling.
Caminhámos depois até à Casa Padre Kentenich, onde rezámos em conjunto a oração de beatificação do nosso Pai e Fundador.


Para terminar os nossos cruzados, voltaram ao Santuário para a foto de família.


Foi assim a celebração do dia 18 de Fevereiro no Santuário de Aveiro.
No próximo dia 18 de Março, podemos contar com a sua presença?

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...