segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Cultura de Aliança - Projectos Apostólicos Rumo a 2014 - Família... é Sagrada


O projeto "Família...é Sagrada!" tem como missão evangelizar as famílias, divulgando, de forma simples e moderna, os valores que fazem parte da vida cotidiana das famílias e que são imutáveis e essenciais para a harmonia familiar, ontem, hoje e sempre.

Para cumprir este objetivo foi desenvolvido uma série de apresentações visuais bem detalhadas, enriquecidas com fotos e baseadas nos temas do livro “Fe y vida Matrimonial”(Nueva Patris) do Padre Hernán A. Morandé, sacerdote chileno pertencente ao Instituto dos Padres de Schoenstatt.
Padre Hernán deu inúmeras palestras e escreveu centenas de artigos, especialmente relacionadas com a pastoral familiar. Foi assessor Teológico em 1980 da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Episcopal do Chile. Participou ativamente da Conferência Episcopal Latino-Americano (Puebla, México, 1979) como um consultor, conferencista e membro da reflexão. Foi um dos redatores do documento final da Conferência e é atribuído a ele especificamente o capítulo sobre a família.
KIT “FAMILIA...É SAGRADA!”  NAS PARÓQUIAS
O projeto é oferecido gratuitamente para as paróquias num “KIT”, o que facilita sua aplicação. O “KIT” contém:
Um CD com 10 palestras para serem ministradas mensalmente aos casais, cartazes para divulgação e uma imagem da MTA, especialmente enviada do Santuário, para que Maria, a Grande Missionária, leve consigo graças de abrigo, transformação interior e envio apostólico aos casais participantes do projeto e para que todos possam experimentar na prática o:  “NADA SEM VÓS, NADA SEM NÓS”
Cada responsável pelo kit na paróquia vincula-se ao projeto deixando um e-mail para contato.
Este  colaborador passa a receber mensalmente  uma circular contando  as últimas novidades das aplicações do projeto nas diversas paróquias, servindo como motivação e troca de experiências entre os colaboradores.
O INÍCIO E ABRANGÊNCIA
O projeto começou no ano de 2011, como um iniciativa da Pastoral do Santuário do Tabor Magnificat na cidade de Curitiba.
No ano de 2012 o “XV Curso da União de Famílias de Schoenstatt” assumiu a missão de levar o projeto para as Paróquias. Desde então, ele vem tendo ótima aceitação, sendo que, mais de 500 paróquias espalhadas pelas 5 regiões do Brasil  já solicitaram e receberam seus kits, contando inclusive com o apoio dos coordenadores da Comissão Nacional da  Pastoral Familiar, bem como, da Obra das Famílias de Schoenstatt, do Movimento da Mãe Peregrina e de outros movimentos familiares, como, por exemplo, equipes de Nossa Senhora, Movimento de Casais com Cristo entre outros. (Seguem abaixo alguns testemunhos).

PROJEÇÃO PARA O FUTURO
O projeto também tem sido solicitado por outros países, como Chile, Espanha, Portugal, Alemanha e Itália. Para que este objetivo possa ser alcançado o projeto já está sendo adaptado para outros idiomas.
Estamos muito esperançosos que este projeto possa efetivamente continuar sendo uma ferramenta eficaz nas mãos de nossa querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt para colaborar na salvação de muitas famílias e levá-las  ao seu filho Jesus. Com alegria nos unimos ao nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich e abraçamos com alegria a missão: “SALVAI AS FAMÍLIAS, CUSTE O QUE CUSTAR!”

Testemunhos
Cumpre-nos, em nosso nome e em nome da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, apresentar os nossos melhores agradecimentos, pela grandiosidade do trabalho ofertado, que com certeza será solicitado por todos os casais regionais que estiveram presentes e posteriormente aplicado em nossas ações dentro da proposta apresentada....
Não sabemos se é pedir demais, porém, se possível, gostaríamos de receber mais alguns kits para que possamos, em nossas viagens pelo Brasil, distribuí-los onde acreditarmos que possa frutificar esse trabalho. Não precisa de um número muito grande, bastam-nos uns 5. É possível? Abraços carinhosos e fiquem com DEUS!

Raimundo Veloso Leal (TICO) & VERA Lúcia Morais Leal
Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF

Agradecemos a lembrança e se fosse possível gostaríamos de divulgar este material nos cinco setores que temos aqui em Curitiba e Rio Negro/ Mafra, portanto se conseguir nos enviar 06 kits agradeceríamos. ( 01 para a Região e 5 p/ os setores).   Que Nossa Senhora os abençoe por esse maravilhoso trabalho, e que juntos possamos ajudar e nossas famílias a conhecer e amar mais seu Filho Jesus!!!
Dirlene e Henrique
Equipes de Nossa Senhora

É com grande alegria que recebemos o Kit de palestras, que irão nos auxiliar nesta caminhada pastoral com os casais e a comunidade!!   Alegramo-nos imensamente de pode partilhar este belo projeto que com certeza vai edificar muitas famílias!!
Andressa Pauline dos Santos
Guarapuava – Paraná

Soy el P. José Agustín asistente de FAF de Chile y Bolivia. Estuve hablando con matrimonios de federación (union) de Santiago que trabajan en parroquias con matrimonios y estarían felices de conocer el material que Ustedes han trabajado y cómo lo han aterrizado (lo que trabajaron del P. Hernán Alessandri) Si pudiesen mandarme algo por Internet, se lo agradezco de corazón Muchas bendiciones Muchas gracias
P. José Agustín

Antes de participar das palestras do Projeto “Família...é Sagrada!, nós achávamos que conversar era a mesma coisa que dialogar, mas é muito diferente, pois o diálogo, é mais profundo, são assuntos que dizem respeito a nós, algo mais íntimo e  que, se houver  lealdade no diálogo, a felicidade poderá ser o bem maior, mas tem que haver  compreensão  de ambas as partes para este diálogo se fortalecer  e produzir bons frutos, isto em todos os sentidos!
Participando do Projeto “Família...é Sagrada! nós estamos  aprendendo a dialogar mais, inclusive perguntamos para os nossos filhos se eles saberiam dizer a diferença entre dialogar  e conversar, percebemos que eles também tinham dúvidas, assim como nós tínhamos antes de conhecer este projeto, então,   procuramos esclarecê-los,  pois, conversando  com eles, concluímos que o diálogo é de suma importância  para a união da família!
Fernando e Isabel
Presidente Prudente – SP

Contato
Douglas e Vivian Moser
XV Curso da União  Apostólica de Famílias de Schoenstatt no Brasil
Telefone: +55 41 9987-0380

Fonte: www.schoenstatt.org/pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...