sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ir. M. Emílie em milhões de lares brasileiros (e não só!)


Mais de mil pessoas participaram da Santa Missa pela beatificação de Ir. M Emilie Engel no Dia da Aliança de fevereiro, na Basílica de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria. Mas milhões (estima-se 50 milhões) acompanharam a celebração presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Santa Maria Dom Hélio Rubert, ao vivo, pela Rede Vida de Televisão.
 

A Missa faz parte de um projeto da arquidiocese de Santa Maria que, entre outros, inclui uma Santa Missa mensal ao vivo do Santuário de Nossa Senhora Medianeira, padroeira da arquidiocese e do estado do Rio Grande do Sul. Todos os meses, grupos e comunidades se revezam na configuração da liturgia.
 
 
Uma vivência como ‘Família de Schoenstatt’

A Família de Schoenstatt de Santa Maria mobilizou-se no mês de dezembro, quando o tema da Missa era a causa de canonização do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. E, em fevereiro, novamente a vida de uma schoenstatteana foi o tema da Missa mensal transmitida pela Rede Vida: a venerável Serva de Deus Ir. M Emílie Engel.

As Irmãs de Maria de Schoenstatt, Instituto que Ir M Emilie ajudou a fundar, assumiram o desafio de configurar a liturgia numa época de férias, em que muitas pessoas ainda não retornaram à cidade. Mas, superando as melhores expectativas, faltaram lugares para sentar na basílica. Caravanas da Argentina e de algumas cidades do Rio Grande do Sul se fizeram presentes. Membros dos diversos ramos do Movimento de Schoenstatt, coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina participaram em grande número, muitos com sua imagem peregrina.
 
 
Era a Família de Schoenstatt marcando presença, facto que o arcebispo ressaltou ao saudar, no início da Santa Missa, não somente as Irmãs de Maria, mas a Família de Schoenstatt que configurava a liturgia.
 
 
“Deus é Pai, Deus é bom e bom é tudo o que Ele faz!”

Na sua homilia, Dom Hélio ressaltou a mensagem da vida de Ir. M Emílie que conclama todos a buscar a santidade na consciência que ‘Deus é Pai, Deus é bom e bom é tudo o que Ele faz’. E soube mostrar como esta mensagem pode iluminar o momento difícil que a cidade tem vivido após o trágico incêndio que provocou a morte de centenas de jovens no final de janeiro.
Os belos cânticos entoados pelo coral das Irmãs, a imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt solenemente acolhido no início da celebração e a bela homilia de Dom Hélio colaboraram para uma atmosfera ‘sobrenatural e familiar’, como se expressou um participante no final da Missa: “Irmã, obrigado por esta vivência tão bela”! E milhões de pessoas que, talvez, não conhecessem Ir. M Emilie, tiveram a oportunidade de ter contato com ela e com a espiritualidade de Schoenstatt.
 
Fonte: http://www.tabormta.org/Noticias_2013/emilie_Engel.html                 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...