segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cultura de Aliança - Projectos Apostólicos Rumo a 2014 - Jardins de Infância


Em vários países, vem surgindo a iniciativa de fundar Jardins de Infância onde é aplicada a pedagogia de Schoenstatt. Essa pedagogia é inspirada na missão e visão filosófica, pedagógica e sacerdotal do Padre José Kentenich, e seu objetivo comum é “Educar para a vida”.
Muitos desses Jardins funcionam como Pré-escola dos Colégios de Schoenstatt; outros são independentes e funcionam também como berçários. As diversas atividades dessas instituições têm por objetivo transmitir valores para as crianças e ajudá-las a viver o amor que lhes é dedicado.

Formar seres únicos e vinculados
Os Jardins de Infância de Schoenstatt consideram a educação sob os seguintes aspectos: religioso, social, afetivo, cognitivo, psicomotor e cultural; buscam formar nas crianças a consciência de que cada uma delas é um ser único, individual e autônomo, incutindo o amor ao próximo como ideia fundamental do que realmente significa ser filho de Deus, favorecendo a formação de vínculos, o trabalho em equipe, buscando ser parte da projeção do lar e transmitindo às crianças nossos valores e uma espiritualidade sólida.
O principal é conseguir que a criança, no início da socialização com outras crianças, viva em um ambiente alegre e de muito carinho, a partir do amor, com o cuidado individual que cada um recebe.
A família das crianças cumpre um papel fundamental para que sejam alcançados os objetivos de ensino na etapa de educação inicial; por isso, explica-se aos pais a filosofia dessas instituições, de maneira que a missão da educação desses pequenos seres humanos seja uma tarefa conjunta: escola e família.
“É a soma dos pequenos gestos de amor que faz com que a criança seja feliz, ajudando-a a desenvolver seus talentos, para que hoje e amanhã saiba que é aceitada e amada, que pode ajudar a melhorar o ambiente em que vive”.
Fonte: Schoenstatt.org/pt
 Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...