segunda-feira, 14 de maio de 2012

Que tamanho tem o Santuário de Schoenstatt?

Ir. M. Nilza P. da Silva

Qual é o tamanho do santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt? Responder a esta pergunta, que muitas vezes nos fazem, é algo impossível. Vamos calcular juntos:
A pequena capelinha, lá na Alemanha, geograficamente tem medidas pequenas. Dentro do Santuário Original cabem umas 50 pessoas. Ele é do tamanho do coração da Mãe de Deus, onde cada um que chega se sente acolhido e bem perto dela. Ninguém fica longe de seus olhos e todos ficam bem juntos de Jesus. 


   
Mas, o Santuário Original, até o momento, amplia-se umas 200 vezes, pelos cinco continentes, nos santuários filiais. São réplicas, que estendem o seu espaço e fazem com que as graças da origem cheguem a muitas culturas. Por isso, temos que calcular o tamanho do Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt assim: o Santuário Original multiplicado por 200 Santuários Filiais. Então, já cabem no Santuário umas 10.000 pessoas. Mas, mesmo assim, cada um fica bem perto da Mãe e unido a Jesus.

Só que, ao redor desses 200 santuários filiais, há ainda os santuários-lar, que se situam nas famílias, nas paróquias, nas empresas, nas escolas... cujo expoente numérico quase escapa das estatísticas nos centros de organização do Movimento Apostólico de Schoenstatt. São milhares e milhares... Nesse caso, o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt já nem cabe num território como a Alemanha. Ele ocupa uma área geográfica muito extensa e nele cabe uma multidão de filhos. 
Mas ainda tem mais, cada imagem peregrina é uma extensão do Santuário, pois é abençoada nele e parte, levando as graças do santuário para as famílias e os mais variados recintos. São os "Santuário Peregrinos". Diante delas as pessoas se transportam espiritualmente ao santuário e recebem as mesmas graças desse lugar santo. Só num dos secretariados do Brasil, estão registradas em torno se 100.000 imagens peregrinas. Cada uma com um missionário e visitando 30 famílias. Portanto, cada dia um lar é santuário, pela presença atuante da Mãe e Rainha. Logo, são em torno de 3.000.000 lares extensões do santuário mensalmente, sem contar as Peregrinas registradas no nordeste e no sul do Brasil, que podem dobrar esse número, e ainda as multiplicadas pelos países no mundo inteiro. Agora, a capacidade humana de imaginar espaços já não é mais capaz de abranger o tamanho do Santuário da Mãe e Rainha.

Só que, como se não bastasse toda essa extensão, o que dizer ainda se precisamos somar também os santuários-coração que se estabelecem em cada pessoa que sela a Aliança de Amor? O coração doado à Mãe e Rainha e o empenho pela auto educação, como contribuição ao capital de graças, faz com que cada aliado também seja uma pequena extensão do Santuário. O seu coração, morada de Deus pelo batismo, vinculado ao santuário torna-se lugar de atuação da Mãe e Rainha: um santuário-coração: lugar de graças e com uma missão bem pessoal. Nem todas as pessoas que selam a Aliança de Amor recebem a Mãe Peregrina em sua casa ou tem instituido o Santuário-Lar. Agora, ficou ainda mais difícil responder a pergunta incial.
Então, qual é mesmo o tamanho do Santuário da Mãe e Rainha? Em medidas métricas não sei dizer, mas calculo que ele seja do tamanho do coração da Mãe de Deus elevado a potência do coração de Jesus e multiplicado pelo coração de seus filhos. E pensar que tudo isso ainda está dentro do infinito santuário coração do Pai do céu.
Agora, responda:
- O santuário da Mãe e e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt é grande ou pequeno? Que medida tem?
- Compreende como é grande o jubileu de 18 de outubro de 2014?
Como rezamos na Oração de Peregrinação para 2014: "Com alegria, peregrinamos ao teu santuário. A fé do Pe. Kentenich te moveu a estabelecer em Schoenstatt a tua morada." A fé do Pe. Kentenich edifica a cultura da aliança, por isso, com alegria, ajudemos a Mãe de Deus a realizar essa missão a partir do Santuário. A partir do Santuário mais perto de nós... em nosso coração!




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...