quarta-feira, 30 de maio de 2012

BRAGA: Festa da Mãe Peregrina – Rainha da Família


A festa das famílias,das flores de maio e do Espírito Santo

Em domingo de Pentecostes, 27 de maio, a Festa da Mãe Peregrina – Rainha da Família reuniu centenas de pessoas no Santuário de Schoenstatt em Braga. É a grande festa que, anualmente, se realiza neste Santuário Cenáculo: a festa das famílias, das flores de maio e do Espírito Santo!
As famílias que recebem a imagem da Mãe Peregrina (cerca de 1500 em toda a Diocese) começam por se reunir junto da Igreja Paroquial de Soutelo e, rezando e cantando, daí saem em procissão para o Santuário, com o andor da imagem da Mãe Peregrina Auxiliar.



Já na véspera, há grandes preparativos para enfeitar devidamente o Santuário, o caminho e o andor da Mãe Peregrina. 
Durante a procissão, as Missionárias da Mãe Peregrina acompanham o andor com as suas imagens, enquanto se reza o terço. Ao longo do caminho, as crianças vão deitando pétalas e, à entrada do Centro «Jardim de Maria», um lindo tapete de flores aguarda a chegada da Rainha da Família!


Já à porta do Santuário e após a oração de chegada, é o momento da Consagração das Famílias a Nossa Senhora. Cada um dirige-se, então, ao interior do Santuário e, aos pés da Mãe de Deus, deposita as suas flores, simbolizando a entrega do seu próprio coração!
O Jardim de Maria brilhava, não só na diversidade das flores, mas no rosto dos filhos que a Mãe congregou na sua Casa, o «Santuário -Fonte de Vida».


No salão da Casa «Jardim de Maria» teve lugar a Eucaristia, presidida pelo P. Manuel Ribeiro Alves (União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt) e concelebrada pelo P. José Marques Domingues (Pároco de Cepães - Fafe) e pelo P. Manuel Ferreira Martins (Pároco de Cabreiros - Braga). Estes Sacerdotes fazem parte de um grupo de Padres Diocesanos que, desde 22 de julho de 2010, no clima criado pelo Ano Sacerdotal e pelo jubileu dos 100 anos da ordenação do P. Kentenich, se reúnem mensalmente na Casa «Jardim de Maria». Este grupo de Padres, atraído pelo carisma profético do sacerdócio do P. Kentenich, está a tomar consciência da importância do Movimento de Schoenstatt como uma das mais decisivas erupções do Espírito Santo para a renovação da Igreja do pós-Concílio Vaticano II.
Na homilia, foi realçada a missão da Rainha da Família para os tempos de hoje. Desde o Santuário Cenáculo, a Mãe de Deus não cessa de interceder o Espírito Santo para cada um dos seus filhos, ao encontro dos quais Ela corre pressurosa, quando visita as famílias. Assim, a Mãe e Rainha faz irromper na Igreja uma Nova Primavera Sagrada, forjando Homens novos,instrumentos da transformação do mundo em Cristo, meta a que o Movimento de Schoenstatt aspira desde a sua origem.


No Ofertório, as Missionárias da Mãe Peregrina renovaram o seu compromisso e no final da Eucaristia, todos nos consagrámos à Mãe e Rainha, animados pela esperança que o nosso Pai Fundador não se cansava de incutir na Família: “Ela (a MTA) é a Grande Missionária! Ela realizará milagres!”

Texto: Família Coutinho e P. Manuel R. Alves; Fotos: Casal Moura


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...