quinta-feira, 17 de maio de 2012

Juntos pela Europa - Schoenstatt em Coimbra

Em unidade europeia fizemos a festa pelo SIM à família

 
 Alguns casais da Liga das Famílias

Na preparação do evento estiveram seis Movimentos entre os quais o Movimento de Schoenstatt e representantes da Pastoral Familiar que integram a comissão. O Bispo da Diocese, Dom Virgílio Antunes, acompanhou os preparativos e teve três encontros com o grupo. Na véspera da viagem para o Brasil, o que impossibilitou a sua presença no 12 de maio, quis estar com os organizadores para um momento de oração. “O mais importante é o entusiasmo por esta causa, para levar a esperança do Reino de Deus, com o testemunho dos cristãos na Europa”, disse.

Liga das Famílias de Aveiro também se fez representar

A manifestação de Juntos pela Europa em Coimbra, no dia 12 de maio, contou com cerca de 250 pessoas e com representantes das regiões de Leiria, Aveiro, Viseu e Castelo Branco. O início do evento foi no Parque Verde, prolongando-se pelas ruas da cidade com uma caminhada até a Universidade, tendo-se concluído no Instituto Justiça e Paz, com a transmissão em direto de Bruxelas. A programação envolveu desde crianças até aos avós, chamando a atenção de todos. A alegria e os comentários dos participantes, as notícias dos Diário de Coimbra, Diário das Beiras e de outros órgãos da comunicação social, confirmam a importância deste evento. Foi um sinal de esperança, um testemunho de fraternidade e motivo para uma unidade europeia no espirito dos valores cristãos, que se quer, e se precisa, cada vez mais forte.

Do programa constou:
- A animação do início do dia num palco ao ar livre, colocado à disposição pela Câmara Municipal da cidade, que apoiou o evento, foi realizada por um grupo de jovens e adolescentes que rapidamente conseguiu contagiar os presentes. O manifesto dos 7 Sims teve maior impacto, sendo proclamado pelos mais novos com bandeiras coloridas com os sinais matemáticos atribuídos às mensagens;
- Os jogos com percurso pela natureza, etapas e enigmas;
- O picnic em família;

- A caminhada histórica, com percurso pelo Arco de Almedina, Sé Velha e Universidade, para “descobrir” as raízes cristãs da cidade.A partir de então, enquanto os mais jovens asseguraram a corrida pela paz através de jogos junto à Universidade, até passarem o testemunho aos amigos dos Açores, no Instituto Justiça e Paz assistia-se à transmissão em direto do evento em Bruxelas;

- Final do Concurso “As raízes cristãs da Europa”

Na ocasião, ocorreu ainda a  entrega dos prémios do concurso “As raízes cristãs da Europa” que teve a participação de alunos das escolas do 3º ciclo e secundário em articulação com as temáticas das várias disciplinas. Os jovens concorreram nas modalidades de música, fotografia, poesia, moovies e desenho.Terminou com a Eucaristia presidida por um representante de Dom Virgílio Antunes. 

Quis a MTA que fizéssemos parte da Comissão deste Projeto em Coimbra. Pedimos à Mãe o empenhamento de todos os cristãos para que esta Europa volte às suas raízes.
Irene e Jorge Mendes - Liga das Famílias Coimbra

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...