sábado, 26 de maio de 2012

Praia do Salgado - Fátima - Um Retiro Espiritual - Ser Santuário ALIVE


Após alguns anos a adiar a participação na peregrinação a Fátima, devido a razões profissionais, foi finalmente possível este ano realizarmos este nosso desejo. Assim eu e minha esposa lá fomos cheios de ansiedade pois já tínhamos ouvido falar muito, de como eram bons aqueles dias passados a caminhar em direção a Fátima. Esta caminhada para Fátima não é só fazer quilómetros, mas sim viver de uma maneira diferente cada quilómetro feito.
Podia fazer aqui uma descrição do que foi a nossa vivência dia após dia, mas isso levaria muito tempo, e nunca conseguiria transmitir verdadeiramente o que se sente ao longo daqueles dias.
Foi uma caminhada que ao longo de 3 dias nos levou a Fátima e onde pudemos viver momentos verdadeiramente maravilhosos. Aqui partilho apenas, alguns desses momentos.


Começando pela maravilhosa missa do envio realizada na praia do Salgado, onde fomos convidados a fazer uma experiência de olhos vendados, onde a ausência do sentido da visão nos levava a apurar muito mais os outros sentidos e nos fazia pensar que mesmo sem VER podemos sempre ser guiados em segurança por uma mão invisível que está lá sempre para nos ajudar.
Ali mesmo à beira mar e já de olhos abertos, olhando ao nosso redor éramos confrontados com a nossa pequenez perante um mar imenso, que se estendia até ao horizonte. Era o inicio da nossa caminhada.  


Os trilhos escolhidos para o percurso mantinham-nos num contacto constante com a natureza.
Esta atmosfera, em conjunto com a vivência espiritual preparada para a caminhada, nomeadamente, os momentos de reflexão, os testemunhos partilhados, os terços rezados em conjunto, e principalmente as horas de caminhada em silêncio fizeram destes três dias um verdadeiro retiro espiritual que cada um pôde viver à sua maneira.
Logo no inicio, fomos convidados a meditar na nossa pequenez e a pensar que o nosso orgulho e excesso de confiança nos podem fazer afundar sem darmos conta. No entanto não podemos esquecer nunca que “Deus ama-nos na nossa pequenez”.
Qualquer dor, ou sofrimento sentido na caminhada ao longo do dia foi completamente curada com a maravilhosa cerimónia que pudemos viver à chegada a Alcobaça. Só mesmo quem entrou no Mosteiro de Alcobaça no inicio daquela noite pode entender verdadeiramente quando digo que a cerimonia foi Mágica / Divina e nos transportou a uma nova dimensão.


A camaradagem entre todos os peregrinos, os novos amigos que se foram fazendo, o rever de velhos amigos fazia-nos sentir que estávamos a peregrinar como uma verdadeira família. E assim foi ao longo dos 3 dias, na caminhada, nas refeições, e até nas dormidas.


Foi assim que caminhando de “Santuário a Santuário” fomos descobrindo passo a passo, dia após dia “ qual o Santuário vivo que EU quero ser “.
Muitos foram “Espelhos",  “Pontes", outros  “Lemes" , "Sementes “ e “Faróis" , mas  no final o importante é SER Santuário ALIVE, não só neste ano do Santuário mas  em todos os anos da nossa vida.
A alegria da nossa chegada a Fátima era visível em todos os rostos, principalmente aqueles que ao longo dos dias sofreram bastante dos pés. Não vieram para "VER", vieram para “ SER" e conseguiram apesar das dificuldades.  

Como casal da Liga das Famílias de Aveiro regressamos espiritualmente “ Cheios" e satisfeitos com a vivência desta peregrinação.
Ainda não tínhamos regressado a casa e já sentíamos força e vontade para voltar a repetir esta experiência / vivência. Recomendados e convidamos vivamente a todos os casais da Liga, assim como a todos os casais que não são do Movimento, Tirem 3 dias e venham SER.


Gostaria de deixar aqui em meu nome e com certeza em nome de todos os elementos da família de Aveiro que participaram um voto de parabéns a todos os elementos organização pelo excelente trabalho realizado.
Graças ao seu trabalho nós os peregrinos a pé, pudemos vivenciar sem preocupações cada momento daqueles 3 dias. Que a MTA lhes traga muitas graças e força para o ano fazerem ainda melhor.


No próximo ano lá estaremos com a ajuda da MTA.           
                                                                           
Fernanda e José Vilarinho

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...