quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Santuário de Schoenstatt de Braga fez 21 anos!



Não estava nada programado… De repente, uma frase numa mensagem de e-mail… “Não há Eucaristia no aniversário do Santuário?”. 
Do Padre Manuel Ribeiro Alves(União dos Sacerdotes Diocesanos) veio uma resposta generosa, apesar dos muitos afazeres na sua Paróquia de Azurém, em véspera de Primeira Comunhão: “Disponibilizo-me para celebrar a Santa Missa para dar graças pelo nosso Santuário!”. 

A Juventude tinha estado empenhada na participação na «Noite UP’S – uma Direta com Deus», organizada pelo Grupo de Peregrinos(da Diocese de Braga) e de que também fez parte a Joana Correia, chefe da Juventude Feminina.Como as jovens precisavam de dormir, surgiu a proposta:“Por que não ao anoitecer?”
A mensagem correu e… no dia 19 de Maio, pelas 19h30m, o Santuário encheu-se para a celebração. Apesar de tudo ter sido combinado em dois dias, todos os ramos e comunidades de Schoenstatt presentes na Diocese estiveram representados, unidos na atitude de gratidão pelo nosso Santuário «Cenáculo do Pai para a Família do Pai».
Já na parte da tarde, o grupo de pré-Aliadas «Pegadas de Maria» tinha estado a preparar um presente de aniversário para oferecer ao Santuário: um coração que era a base de sete velas, uma vela por cada uma delas (com as dirigentes), simbolizando a entrega do seu coração à Mãe no Santuário.

O presente do grupo de Pré-Aliadas

Mas a Mãe tinha reservado uma surpresa ainda maior: a presença do P. Miguel Lencastre e da sua família (duas irmãs e uma sobrinha).

Durante a Eucaristia

E, numa viagem pela história de quase 50 anos, o Padre Miguel levou-nos a dar profundas graças pela fundação, recordando o nascimento de Schoenstatt nesta diocese, a ação fundamental do P. Manuel R. Alves e a fundação da União Apostólica Feminina (UAF) em Portugal. Com o P. Miguel, agradecemos tantos instrumentos da Mãe de Deus para a obra que surgiu: P. Bezler (diretor sacerdotal da UAF), MathildeThomé (dirigente internacional da UAF), Maria Sielker (formadora até 1990), Anita Trevisan (dirigente da UAF no Brasil), P. Grass, P. Jaime Fernandez, P. Celestino, P. Augusto Ziegler, Maria Teresa Schneider (Senhoras de Schoenstatt) e P. Domingos Rebelo.

Padre Miguel Lencastre recordando a história

Numa Oração dos Fiéis espontânea, partilhámos o que ardia no coração, reconhecendo a história sagrada deste Santuário e do Centro «Jardim de Maria». Pedimos pela (nossa) fidelidade e fecundidade. Que as graças do Santuário sejam derramadas nesta Diocese!
É importante que as novas gerações cultivem o amor à História que nos precede, e na qual descobrimos os desígnios de Deus para o hoje de cada um de nós e da nossa Família de Schoenstatt”, salienta o P. Manuel Ribeiro Alves.
O nosso Diretor Diocesano, P. José Melo, que não pôde estar presente (por estar a realizar a bênção de novos Santuários-Lar de famílias do 2º Curso da União Apostólica de Famílias, na Diocese do Porto), também partilhou palavras de ação de graças por e-mail: “Uno-me na alegria e gratidão pelo nosso Santuário. Obrigado a todos pela fidelidade e capital de graças. Obrigado às Unionistas por serem garantia e presença.”

Cânticos de gratidão…

… durante a queima do Capital de Graças

No final, durante a queima do Capital de Graças, uma frase do Pai Fundador, distribuída a todos, não deixou de nos lembrar a missão de Nossa Senhora no Santuário:

Aqui, no nosso Santuário,
Deus encontra-nos de modo próprio, singular.
A Mãe de Deus, nossa Educadora,
Cuida para que sejamos levados à Santíssima Trindade.
Esta é a sua tarefa!
(J. Kentenich)

Padre Manuel e Padre Miguel: Instrumentos Fundadores!

Família Lencastre

Temos a certeza de que Nossa Senhora tudo providenciou para que este momento de graças acontecesse.
Obrigado, querida MÃE, RAINHA DO CENÁCULO!

(Família Coutinho;  fotos: Casal Moura e Joana Correia)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...