quarta-feira, 30 de maio de 2012

Encontro Nacional da Família de Schoenstatt


Fátima acolheu pela terceira vez o Encontro Nacional da Família de Schoenstatt. Um encontro com duas modalidades – três dias a pé ou um só dia em Fátima – mas com a mesma inspiração e dinâmicas. Por isso, no momento em que todos se juntaram em Fátima já não eram dois grupos, mas um só na alegria de todos chegarem ao fim da peregrinação com uma decisão: Ser Santuário(s) ALIVE.

Depois da Santa Missa em Fátima com toda a Família, foi o momento de entrega na Capelinha das Aparições. Este foi provavelmente um dos momentos mais profundos e que tocou muitos corações pela simplicidade e humildade de tantos peregrinos ajoelhados, rezando no silêncio dos seus corações. Impressiona, de facto, que num recinto tão grande e com tantas pessoas de um lado para o outro, se conseguiu criar uma atmosfera densa de oração silenciosa.
Durante três dias, mais de quatrocentos e cinquenta peregrinos de diversas gerações caminharam naquela que foi a 12ª Peregrinação a pé da Família de Schoenstatt a Fátima. Partiram da praia de Nazaré, onde foi celebrada a Santa Missa, para três dias de reflexão pessoal e em grupo. Neste Ano do Santuário a peregrinação teve como lema: “Santuário (s) ALIVE – Vens ver ou vens ser?” As dinâmicas muito originais ajudaram a que cada um chegasse ao final com uma decisão sobre o Santuário Vivo que quer ser. Para isso usaram-se textos de inspiração de Schoenstatt e de Fátima.

Os peregrinos que se deslocaram a Fátima, em autocarros ou carros próprios, tiveram um programa de um dia. A parte da manhã decorreu no hotel Domus, com a presença do P.José Melo, Diretor Nacional do Movimento. Ele contou um pouco sobre os peregrinos que estavam para chegar a pé, uma vez que os acompanhou nos dois primeiros dias.


No auditório tiveram algumas dinâmicas. Uma delas foi semear na “terra fértil do coração” a semente do santuário que cada um deveria tornar vivo. Outra foi escolher o seu Santuário. Para isso foram entregues vários Santuários de cor a cada um e depois de uma autoanalise, com a ajuda orientada, só se podia escolher um Santuário que permaneceu visível num porta-chaves coração.


Peregrinar do Santuário de Schoenstatt até ao Santuário de Fátima para uma transformação interior de SER Santuário (alive) no mundo.

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...