terça-feira, 25 de maio de 2010

A visita de Bento XVI a Portugal vista por ...


Marcelo Rebelo de Sousa

De um artigo publicado no site da Agência Ecclesia, em que a visita do Papa Bento XVI a Portugal é analisada por Marcelo Rebelo de Sousa, retirámos os seguintes excertos:
“Bento XVI surpreendeu os portugueses pela sua capacidade de se fazer próximo e apontar caminhos de diálogo. Esta capacidade foi uma surpresa para muitos que não acompanham o percurso do actual Papa.”

No encontro com as personalidades do mundo da cultura, muitos terão percebido uma evidência:
“Os católicos têm as suas verdades, mas vivem num mundo com outras verdades e por isso têm que dialogar. Muitos terão ficado surpreendidos com esta afirmação do Papa, mas que corresponde ao que ele sempre tem dito. É preciso dialogar com outros crentes, com não crentes, sempre na base de uma visão personalista da vida e da sociedade.”

Marcelo Rebelo de Sousa explica que o Papa tem uma noção muito clara da transformação social e cultural que o mundo atravessa. Sabe por isso, que a Igreja já não é a maioria que era antigamente.
"Habituados a ser uma maioria, o país e em especial Lisboa, descobriu-se uma minoria. É de facto a maior minoria religiosa, mas minoria ainda. Viu-se no referendo sobre a despenalização da interrupção da gravidez, onde se percebeu que as pessoas não votaram consoante valores cristãos."

Assinala o professor, ser preciso mudar a evangelização, feita agora com outros meios.
"Através da comunicação social, com a presença nas escolas, com outra presença na política, com o mundo da cultura, como o Papa referiu aos Bispos portugueses e também por outra via que é o aprofundamento da fé. A fé adquirida por herança é curta. Não chegam as respostas que se dão apontando "foi sempre assim, sempre fomos educados assim", porque faltam respostas para as grandes questões do nosso tempo."

O Papa Bento XVI sabe que "é mais difícil ser hoje católico hoje do que o era há 50 anos mas este é o apelo que faz, dirigido especialmente aos mais novos.

Fazendo um balanço global, escreveu o professor Marcelo:
"A visita de Bento XVI não podia ter corrido melhor. Excedeu as expectativas em tudo, a participação dos católicos, mesmo aqueles que não integram a comunidade dos católicos mas encontram uma matriz cristã na sua formação."

Como mais marcante Marcelo Rebelo de Sousa assinala:
"A humildade de Bento XVI, reconhecendo que a fé é uma graça que não vai contra a razão, mas vai além da própria razão. Esta certeza não vem de um prático, nem de um lutador da acção social, mas vem de um intelectual de gabinete. Bento XVI descobriu, depois de um percurso a estudar e a filosofar, que o mais importante é estar atento aos sinais dos tempos, à capacidade de descobrir a fé e vivê-la."

Dada a importância que habitualmente os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa assumem no nosso país, quisemos assim mostrar algumas das suas opiniões acerca da visita de Bento XVI a Portugal.

Fami e Paulo

Fontes: Texto - Agência Ecclesia; Foto - Google.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...