Contigo, unidos no amor!
A Europa está a unir-se.
Nós, cristãos, somos chamados a cooperar na configuração do futuro do nosso Continente.
Congresso Europeu das Famílias
em Schoenstatt, em Pentecostes de 2010
A Igreja, em todos as épocas, formou pessoas capazes de ver e sentir as necessidades do seu tempo e de reagir perante os seus desafios. No confronto com a fome, a doença, a ignorância, estas pessoas sentiram-se interpeladas por Deus a tratar de pão, hospitais e escolas.
O que move as pessoas hoje são os problemas de relacionamento. As tensões e as rupturas dos vínculos familiares geram mágoas profundas. O medo perante novas feridas e a incapacidade de construir e de cultivar amizades impelem à solidão. Muitas pessoas sentem dificuldade em presentear e aceitar proximidade anímica.
O Padre José Kentenich, que cresceu num orfanato, estava, pela sua própria vivência, sensibilizado para estas modernas formas de pobreza. O seu caminho pessoal de cura e amadurecimento tornou-se para muitas pessoas que com ele se encontraram, o caminho que as ajudou a superar a pobreza nas relações com riqueza dos vínculos.
“Contigo, unidos em amor”
O terceiro Congresso das Famílias de Schoenstatt quer apresentar este caminho do Padre Kentenich e várias outras iniciativas que visam a superação desta necessidade actual, e possibilitar, em nível europeu, uma partilha de experiências. O campo privilegiado para iniciar o trabalho é a família. Os dias do Congresso irão girar principalmente em torno dos temas:
Como é que podemos nós construir vínculos estáveis?
Como é que nós mesmos podemos fazer experiências e transmiti-las aos nossos filhos?
Temas principais dos três dias do Congresso:
Saber, onde me sinto em casa
Vinculação aos lugares
Saber, para quem existo
Vínculação às pessoas
Saber, em que me posso orientar
Vinculação aos ideais
Estarão representados 18 países incluindo Portugal. Este evento vai decorrer de 20 a 24 de Maio e estaremos representados por um casal da Obra Familiar de Coimbra e outro do Porto, alem de casais de Lisboa e do P. Francisco Sobral e da Ir. Liane.
Convidamos todos para rezarem connosco:
Querido Pai!
O Pai do Céu escolheu-te para te tornares pai das famílias na Europa.
Nós estamos prontos e disponíveis para esta grande obra: servir as famílias na Europa como teus instrumentos e colaboradores.
Mostra-nos os caminhos e dá-nos a força de respeitar, amar e fomentar mutuamente a nossa vocação original, para assim nos tornarmos em ti, nosso Pai, um família unida de movimentos de famílias na Europa.
Ámen
Maria da Luz e Eduardo Arvins
Sem comentários:
Enviar um comentário