sábado, 15 de maio de 2010

Congresso Europeu das Famílias de Schoenstatt

Contigo, unidos no amor! 

A Europa está a unir-se.

Nós, cristãos, somos chamados a cooperar na configuração do futuro do nosso Continente.

Congresso Europeu das Famílias
em Schoenstatt, em Pentecostes de 2010

A Igreja, em todos as épocas, formou pessoas capazes de ver e sentir as necessidades do seu tempo e de reagir perante os seus desafios. No confronto com a fome, a doença, a ignorância, estas pessoas sentiram-se interpeladas por Deus a tratar de pão, hospitais e escolas.

O que move as pessoas hoje são os problemas de relacionamento. As tensões e as rupturas dos vínculos familiares geram mágoas profundas. O medo perante novas feridas e a incapacidade de construir e de cultivar amizades impelem à solidão. Muitas pessoas sentem dificuldade em presentear e aceitar proximidade anímica.

O Padre José Kentenich, que cresceu num orfanato, estava, pela sua própria vivência, sensibilizado para estas modernas formas de pobreza. O seu caminho pessoal de cura e amadurecimento tornou-se para muitas pessoas que com ele se encontraram, o caminho que as ajudou a superar a pobreza nas relações com riqueza dos vínculos.

“Contigo, unidos em amor”

O terceiro Congresso das Famílias de Schoenstatt quer apresentar este caminho do Padre Kentenich e várias outras iniciativas que visam a superação desta necessidade actual, e possibilitar, em nível europeu, uma partilha de experiências. O campo privilegiado para iniciar o trabalho é a família. Os dias do Congresso irão girar principalmente em torno dos temas:

Como é que podemos nós construir vínculos estáveis?
Como é que nós mesmos podemos fazer experiências e transmiti-las aos nossos filhos?

Temas principais dos três dias do Congresso:
 Saber, onde me sinto em casa
 Vinculação aos lugares
 Saber, para quem existo
 Vínculação às pessoas
 Saber, em que me posso orientar
 Vinculação aos ideais

Estarão representados 18 países incluindo Portugal. Este evento vai decorrer de 20 a 24 de Maio e estaremos representados por um casal da Obra Familiar de Coimbra e outro do Porto, alem de casais de Lisboa e do P. Francisco Sobral e da Ir. Liane.

Convidamos todos para rezarem connosco:
Querido Pai!
O Pai do Céu escolheu-te para te tornares pai das famílias na Europa.
Nós estamos prontos e disponíveis para esta grande obra: servir as famílias na Europa como teus instrumentos e colaboradores.
Mostra-nos os caminhos e dá-nos a força de respeitar, amar e fomentar mutuamente a nossa vocação original, para assim nos tornarmos em ti, nosso Pai, um família unida de movimentos de famílias na Europa.
Ámen

Maria da Luz e Eduardo Arvins

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...