terça-feira, 5 de março de 2013

Um dia vou visitar-te...

Hoje é o dia!
 
 
A Missão Jubilar, que a nossa diocese de Aveiro está a viver, incentiva todos os meses a uma manifestação concreta da vida de um verdadeiro cristão. Para cada dia 11 lança-nos um desafio que envolve todas as pessoas, desde os mais novos aos mais idosos. Este mês desafiou-nos a fazermos uma visita. Ao envolvermos as catequeses, quisemos visitar idosos ou doentes, para que as crianças e os jovens tenham também contacto com essa realidade. Alguns jovens do 10º ano da catequese visitaram o Lar de Idosos da Gafanha da Nazaré. Levaram um cartão para cada um, com a imagem da cruz da unidade, o símbolo do jubileu e as palavras: Eis aí a tua mãe! Eis aí o teu filho!

 
Por uma questão de organização de calendário, não foi possível a este grupo visitar o lar antes da quaresma. Assim, optamos pela quarta-feira de cinzas e em vez de fazer uma brincadeira qualquer, decidimo-nos por encenar a Via Sacra. Foi com alegria que depois de um carnaval chuvoso, nos reunimos junto ao lar, saboreando o sol agradável.

 
Sem ter feito qualquer ensaio, os jovens representaram uma Via Sacra que tem a característica de pôr várias testemunhas a contar o que viram ou sentiram perante os acontecimentos da paixão e morte de Jesus. Eles estavam lá! Este modelo é um convite a cada um de nós se identificar com uma dessas personagens que presenciaram o processo de Jesus e a sua execução no Calvário.
 
 
Para os jovens é sempre uma vivência diferente de oração. Foi com alegria que sentimos uma participação muito ativa dos idosos, especialmente quando rezávamos juntos. Muitos quiseram saber quem eram os avôs destes jovens e manifestavam a sua alegria quando os conheciam. No final ainda visitamos alguns idosos acamados e fomos ricamente presenteados pela alegria que duas idosas nos transmitiram nessa situação que nunca é a desejada. Agrademos à direção e responsáveis, especialmente à pessoa do Dr. Márcio que nos acompanhou e "mimou" nesta visita. Esperamos que não seja a última vez, pois ficamos com vontade de lá voltar.
 
A catequista, Ir.Paula
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...