domingo, 3 de março de 2013

Missa de agradecimento pelo Pontificado de Bento XVI


Durante os últimos minutos do pontificado do Papa Bento XVI, celebrou-se na Igreja da Adoração em Schoenstatt, uma Santa Missa em acção de graças por estes pouco mais de oito anos de serviço e direcção que o Papa ofereceu ao povo de Deus. A Conferência Episcopal da Alemanha – como em muitos outros países – tinha convocado todas as dioceses e paróquias a celebrar a Eucaristia, com esta intenção, o agradecimento pelo pontificado do Papa Bento XVI.
A celebração foi muito concorrida. Entre os presentes estiveram as autoridades civis da região: o alcaide de Vallendar e o deputado que representa o Estado da Renânia Palatinado, que foram saudados de uma maneira especial pelo Padre Biberger, Director Geral das Irmãs de Maria, que presidiu à celebração.


Vivemos juntos os últimos minutos

“Viemos celebrar esta acção de graças, na qual queremos agradecer especialmente por todo o bom e positivo que aprendemos dele, e agradecer a Deus pelo facto de nos ter presenteado com Bento XVI como pastor da Igreja”, disse o Padre Biberger no início da Eucaristia.

“Unimos a nossa oração ao pedido de força para o Santo Padre nestes minutos de despedida, pois para ele tudo isto também é algo novo. Que o Espírito Santo o acompanhe neste momento de mudança.”

Com respeito e admiração

Respeito, admiração, gratidão… foi esse o ambiente que reinou durante a celebração, tal como descreveu o Padre Biberger: “Olhamos com respeito e admiração o passo que deu o Santo Padre e ficamos gratos por tudo o que ele ofereceu à Igreja durante estes anos”.
Nessas ofertas, o Padre Biberger destacou especialmente três:
- Os livros sobre a vida de Jesus;
- O acento na fé, na esperança e na caridade nas suas encíclicas: "Deus Caritas est”, “Spe Salvi” e “Caritas in Veritate”.
- Os três anos especiais que proclamou: O Ano de São Paulo (Paulino), o Ano Sacerdotal e o Ano da Fé, “três anos que foram um impulso pastoral que motivou a Igreja a reflectir sobre as suas raízes e fundamentos para recuperar forças e assim puder continuar a dar testemunho neste mundo em convulsão”.
A sua herança - O Ano da Fé:
“A meio deste Ano da Fé, o Santo Padre apresenta a sua renúncia e deixa-nos este Ano da Fé – assim o podemos dizer – como a sua herança”, disse o Padre Biberger no final da sua homilia.
Foi assim que se acompanhou espiritualmente, desde a Igreja da Adoração em Schoenstatt o Papa Bento XVI nos últimos minutos do seu pontificado.
Fonte: Schoenstatt Internacional
Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...