quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Reflexão sobre a Jornada de Dirigentes Centro / Norte



Foi com muito agrado que vivemos o dia da Jornada de Dirigentes do passado dia 19-10-2013.
1.        A representação no início da manhã, ao dar-nos uma retrospetiva histórica, dirigiu-nos uma mensagem:
Duma pequena semente, nasceu uma grande Obra. Esta, no seu desenvolvimento, apesar dos grandes obstáculos, como a visitação ao Movimento, a prisão e o exílio do seu Fundador, tal não impediu que o arrojado projeto do Padre José Kentenich tivesse sido levado por diante e até com mais celeridade.
Não tivesse o Pai Fundador, agido segundo a fé prática na Divina Providência, como era seu timbre, não teria tido uma visão profética a que o tivesse levado a decidir que o Movimento só teria garantia de sobrevivência se ultrapassa-se as fronteiras da Alemanha e que só assim seria possível ir ao encontro dos desígnios de Deus.
A análise da situação política e de hostilidade contra a Igreja que se vivia na Alemanha, terá sido, conjuntamente com a força Divina a mola impulsionadora da projeção universal desta Obra de Deus.
Refletindo nesta tão brilhante história, ela nos impulsiona para, cada vez mais, a aprofundar-  -mos a nossa fé e a tranformar-mo-nos em verdadeiros apóstolos, tanto através do exemplo como da Palavra.

 
2.   Sobre a Conferência (Tema Expiação) explanada pelo Padre Carlos Alberto, como as conclusões proferidas pelos diversos grupos, veio-nos dar uma melhor e maior clarificação no âmbito espiritual e prático, sendo como que um alimento muito profícuo para o alimento da chama que nos deverá acompanhar já desde o início deste ano jubilar e durante os tempos vindouros da nossa existência.


3.   Para este ano jubilar dos 100 anos da Aliança de Amor do Padre José Kentenich e dos seus Congregados com Nossa Senhora, quer no aspeto pessoal, quer como elementos de uma família mundial, temos muitos motivos para nos sentirmos honrados e orgulhosos por pertencermos a esta grande família mundial, mas também a responsabilidade e a obrigação de sermos verdadeiros apóstolos, empunhando sempre e bem alto a chama acesa duma verdadeira fé, para que, com todo o entusiasmo digamos que somos: herdeiros dum grande passado, portadores dum grande presente e construtores dum grande futuro!
Braga, 28-10-2013

      Casal Moura (Mª Fátima / João Moura) – Liga das Famílias, Ramo Casais

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...