sábado, 30 de novembro de 2013

Editorial Dezembro 2013 - Religare


A Aliança de Amor ajuda-nos a estar mais ligados a Jesus. No espírito da cultura de Aliança, a palavra latina religare, que é a raiz de religião, adquire hoje uma nova importância.
O advento é vivido como uma caminhada, reforçando o convite a fazer do Jubileu - 2014 uma peregrinação. Assim fazemos caminho para chegar ao encontro com Deus que nasceu em Belém e também se deixa encontrar no pequeno Santuário de Schoenstatt.
Um dos frutos essenciais da Aliança de Amor com Nossa Senhora, em Schoenstatt, é precisamente este encontro com o Deus vivo, próximo como uma criança e misericordioso como um Pai. Assim o experimentamos no Santuário.
É por isso que a Aliança de Amor, vivida no dia-a-dia, ajuda-nos a estar mais ligados a Jesus, a "permanecer n'Ele". Nesse sentido, a palavra latina religare, que é a raiz de religião, adquire hoje uma nova importância.
De facto, vivemos os dias sempre ligados, seja através da tecnologia e suas redes, seja pela intensidade dos nossos ritmos, ou simplesmente porque vivemos em comunidade. Todos percebemos que há ligações que criam relação e há outras que nos afastam, nos esvaziam ou nos tiram a paz e a alegria.
Tempo de Advento e tempo de Jubileu são uma oportunidade para nos re-ligarmos mais a Deus, ao seu mundo e também aos outros de forma mais autêntica. Como nos podemos religar mais a Deus e aos outros?
Mas é também tempo de nos des-ligarmos de tantas realidades que nos afastam do essencial. De que nos podemos des -ligar para viver mais em plenitude?
Hoje Nossa Senhora bate à nossa porta! queremos acolhe-la em nossas casas, para ter uma ligação viva e forte com Jesus, porque Ele é quem nos centra e nos permite estar para os outros e para o mundo, sem nos perdermos. Isto é cultura de Aliança.
Padre José Melo
Diretor Nacional do Movimento 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...