quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inauguração da 2ª Exposição ArteMIMA

“Vive esta hora, faz teu o MEU presépio”


No passado sábado foi inaugurada a 2ª Exposição ArteMIMA, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, com o tema: “Vive esta hora, faz teu o MEU presépio”. No âmbito da Missão Jubilar da Diocese de Aveiro que nos impulsiona, na reta final da caminhada, a olhar com olhos novos para as Bem-aventuranças e a vivê-las, esta exposição de múltiplos presépios quer ser um hino ao amor de Deus-Pai que nos presenteou o Seu Filho no Milagre da Noite Santa. A noite em que o Salvador vem ao mundo é a noite da ternura, a noite da família, a noite da solidariedade que tomou literalmente expressão visível através da “rede de amigos” da Creche Jardim de Maria, uma valência do Centro Social Padre José Kentenich. Paulo Costa, Vereador da Câmara Municipal de ílhavo, no discurso inaugurar salientou a capacidade desta IPSS em criar uma “rede de amigos, de pessoas, de voluntários”, manifestando o desejo que “esta exposição hoje alimente essa ideia, essa estratégia vossa, de fazer bem o vosso trabalho com os vossos profissionais, com a vossa direção, mas ser capazes também, ou ter a humildade que por vezes nós não temos, de perceber que é preciso uma rede de amigos, de pessoas que possam trabalhar com a Instituição todos os dias, que possam ajudá-la a ser melhor”. Afirmou ainda que tem dado muitas vezes como exemplo o Centro Social Padre José Kentenich que por mérito próprio conseguiu ultrapassar a dificuldade inicial, com a ajuda de todos e depois manter essa ajuda.  
 
Num ambiente caracteristicamente familiar, com amigos e alguns artistas, todos amadores mas com talentos maravilhosos, Fátima Dolores representando a Ir. Cristina Maria, presidente da Instituição e mentora deste projeto, lembrou a exposição do ano passado sobre o Santuário de Schoenstatt e explicou o tema deste ano, realçando o espírito da Missão Jubilar da Diocese na frase “Vive esta hora” e acentuando a importância da palavra “MEU” na frase “Faz teu o MEU presépio” pois torna mais pessoal e próxima a expressão de cada obra exposta, numa variedade de formas, tamanhos, materiais e cores, desde presépios moldados, esculpidos, costurados e até mesmo comestíveis. “Vive esta hora, faz teu o MEU presépio!” é o apelo que surge agora a cada um de nós, para que possamos adquirir, possuir ou presentear um desses presépios, ajudando assim a Creche Jardim de Maria e alargando a rede de amigos.
 
Foi anunciado o tema da exposição para próximo ano. Este é alusivo ao jubileu dos 100 da fundação de Schoenstatt: a Aliança de Amor. Lançado o desafio, logo mereceu o apoio do Vereador Paulo Costa que, antes de dar os parabéns aos artistas pequenos e grandes e convidar a visitar a exposição, confirmava que para o ano “cá estaremos todos a comemorar os 100 anos, a comemorar outras coisas, a comemorar a vossa vida, a comemorar essa vossa capacidade de criar equipa, criar família neste conceito de família alargado e, se vocês permitirem, a Câmara quer ser, continua a ser parte dessa família.”
A exposição está aberta até ao dia 30 de Novembro e pode ser visitada das 15 às 20 horas, exceto domingos e segundas. No próximo sábado, dia 16 às 16 horas, haverá uma atividade aberta para todos, especialmente para crianças e jovens sob o tema: Cria o teu presépio.
MP
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...