sábado, 23 de novembro de 2013

Bênção de três novos Santuários-Lar na Diocese de Braga

 
O desafio tinha chegado no Ano do Santuário: “Levem a imagem da Mãe de Deus e dêem-lhe um lugar de honra nos vossos lares”. Nas Jornadas de Outubro desse ano (Centro/Norte), foi entregue a cada participante (ou cada casal) uma pequena talha com a frase “Nada sem Ti – Nada sem nós”. E é com o Capital de Graças que tudo começa.
Passo a passo, numa caminhada de quase dois anos, as três famílias do «Grupo de Casais Novos» fizeram a conquista: o local, os alicerces, as paredes, o telhado, as portas e janelas, o altar e os símbolos principais (imagem da MTA, Cruz da Unidade e fotografia do Pai Fundador). Em cada reunião, o aspeto simbólico esteve unido às atitudes e caminhos a conquistar: limpar o coração de «ervas daninhas», criar uma atmosfera sobrenatural no lar, cuidar da oração em casal/família, valorizar o diálogo conjugal, refletir sobre os valores a cultivar, progredir na auto-educação…
 
Para a capa do guião, foi escolhido o cartaz e o lema do Congresso do Jubileu
dos 50 anos da Fundação do Santuário-Lar (Junho de 2013, Milwaukee)

O grande dia chegou a 21 de Setembro de 2013, começando com a Eucaristia de Bênção dos principais símbolos, no Santuário de Schoenstatt de Braga. No Jubileu dos 50 anos de Fundação do Santuário-Lar, os casais Ana Sofia e Fortunato, Daniela e Sidónio, e Esperança e Pedro, não quiseram deixar de frisar que “o P. José Kentenich, sempre muito atento às necessidades do tempo, sabia, do fundo do seu coração, que a maior ajuda que podia dar às famílias era a certeza e a confiança absoluta na ação eficaz da nossa Mãe como Educadora e Rainha, vinculada a um espaço, ao lar.”
 
 Eucaristia no Santuário

Na Homilia, o P. Diogo Mendes Barata deu importantes pistas para a vivência do Santuário-Lar em família.
No ofertório, foram levados ao altar os principais símbolos de cada um dos Santuários-Lar, que seriam abençoados no final da Eucaristia, explicando o seu significado (cf. Guião da Eucaristia):

Símbolos principais dos Santuários-Lar

Imagem da MTA“Pedimos que, pela presença da Mãe de Deus nas nossas casas, elas se tornem num reflexo do Santuário Original e dos Santuários filiais de Schoenstatt.”

 
Cruz da Unidade:  “Com este símbolo da vinculação entre Cristo e Maria, lembramos que a fonte da nossa fecundidade e a nossa forma concreta de viver o seguimento de Cristo é a vivência fiel da Aliança de Amor com Maria.”
Fotografia do Padre Kentenich: “Reconhecemos a sua visão profética na fundação do Santuário-Lar, acentuando que a Mãe e Educadora deve realizar o Seu grande trabalho educativo dentro de cada família.”
Vela da Aliança de Amor em casal: “Agora que o Santuário-Lar nos vai apontar o caminho podemos, com maior fidelidade que no passado, viver a nossa Aliança de Amor, lembrando «que o mais importante é segurar e levar a sério o alicerce do nosso ser – a Aliança de Amor». (J.K., 18.nov.1963)”
No final da Eucaristia, partimos para a bênção dos Santuários-Lar nas várias casas, onde ficou patente a originalidade de cada uma das famílias. O primeiro Santuário-Lar a ser abençoado foi o «Santuário-Lar da União com Harmonia», do casal Esperança e Pedro e filha Ana Rita, em Gême - Vila Verde.


 Santuário-Lar da União com Harmonia

Esta família expressou o Capital de Graças desta caminhada com pequenas pétalas e flores secas, que foram depois incorporadas numa grande vela, feita por eles próprios.

Vela do Capital de Graças
 
Cantando «Quero ser como Tu, Maria», partimos depois para Arões – Fafe, para a bênção dos restantes Santuários. Foi, então, a vez do casal Daniela e Sidónio, que moram numa rua bem especial de Arões: a «Rua do Santuário»!
 
Santuário-Lar Felicidade e Luz

Esta rua está agora mais enriquecida pela presença do «Santuário-Lar Felicidade e Luz». O Capital de Graças desta conquista foi expresso na forma de um pequeno Santuário feito com pauzinhos de madeira das molas da roupa.

A expressão do Capital de Graças

O último Santuário-Lar a ser abençoado foi o do casal Ana Sofia e Fortunato, que junto com o seu filho Dinis (e um bebé a caminho), convidaram Nossa Senhora a estabelecer-se no «Santuário-Lar do Encontro». Esta família expressou o Capital de Graças com papelinhos colocados na pequena talha recebida nas Jornadas de 2011, tal como fazemos nos Santuários filiais.
 

Santuário-Lar do Encontro

Um momento especial foi quando este casal explicou o carinho que tem por um pequeno Santuário Peregrino, que colocaram também no seu Santuário-Lar e vai com eles para todo o lado: foi-lhes oferecido, na altura do seu Matrimónio, pelo P. Domingos Rebelo. Foi uma ocasião para recordarmos tudo o que o P. Domingos deu à Família de Schoenstatt de Braga. 
 

 A talha do Capital de Graças e o Santuário Peregrino

Nestas três bênçãos, os corações encheram-se de alegria quando cada família, às palavras do 1º Documento de Fundação, respondeu: “Querida Mãe, humildemente, entregamos-Te a nossa família e tudo o que conquistámos na preparação deste momento. Comprometemo-nos a continuar o nosso caminho de santidade matrimonial e nosso esforço pessoal pela auto-educação, oferecendo-Te, por isso, constantes contribuições para o Capital de Graças.”
Foi um dia de muitas graças, em que a Família de Schoenstatt de Braga se enriqueceu com três novos Santuários-Lar.
 
Elisabete e Paulo Coutinho (texto); M. Fátima e João Moura (fotos)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...