terça-feira, 7 de junho de 2011

Visita do Padre Angel Strada - Conclusão

Padre Strada - Centro Tabor - 28 de Maio

A segunda parte da conferência, foi dedicada a explicar o andamento do processo de beatificação. Neste assunto o Padre Strada foi muito directo e prático. Segundo ele, não se podem esperar facilidades, pois são processos muito complexos e que exigem imenso esforço de todos aqueles que estão a trabalhar neles. No caso concreto do Padre Kentenich, devido à enorme quantidade de escritos que deixou, ao imenso número de testemunhos que receberam, ao facto de tudo ter que ser traduzido para castelhano, (pois o alemão não é uma das línguas oficiais do Vaticano), tudo isto tem contribuído para que o processo vá demorando todos estes anos. Recordo que foi oficialmente aberto em 1975.
No entanto, a boa notícia é que a parte diocesana está pronta, faltando apenas que o sacerdote designado pelo Bispo de Trier, complete o seu relatório, para o Bispo decretar a sessão de clausura do processo e fazê-lo seguir para Roma.
Segundo o Padre Strada, mais importante que conseguir obter a honra dos altares para o Padre Kentenich, é tornar conhecida a sua mensagem, a sua pedagogia e o seu carisma. Não podemos correr o risco de que o Padre Kentenich seja apenas mais um santo. Com efeito, referiu o Padre Strada o Papa João Paulo II, durante o seu pontificado, beatificou e canonizou 1890 pessoas. Quem de nós, é capaz de citar pelo menos 50 deles? Mas, insistiu o Padre Strada, não dizer apenas o nome, mas sim, saber porque foi beatificado ou canonizado, saber como foi a sua vida e tentar seguir o seu exemplo, ou pelo menos pedir a sua intercessão pelo facto de efectivamente as virtudes que os levaram à honra dos altares, poderem influenciar positivamente a nossa vida.

A Família de Aveiro oferece uma lembrança ao Padre Strada

Por certo, não é isto que queremos para o nosso Fundador. Queremos sem dúvida que quando chegar a hora da beatificação, a mensagem, os ensinamentos dele, sejam conhecidos não apenas dos schoenstateanos mas sim do mundo inteiro, que a festa não seja só nossa, mas de toda a Igreja Universal. Aí sim, podemos ter a certeza absoluta que cumprimos a nossa missão.
O Padre Strada, pediu ainda muitas orações. Orações especificamente dirigidas, salientou. Por um lado, pedindo que ocorra um milagre por intercessão do Padre Kentenich, pois isso daria um impulso decisivo ao processo. Por outro lado, orações pedindo que o padre da Diocese de Trier, termine o relatório. A Diocese é muito grande, o padre tem muito trabalho e são precisas orações, para que Deus o ajude e ilumine, para terminar de escrever o relatório.
Para terminar, foi bonito de ver a maneira como as pessoas assistiram às conferências. Escutando com muita atenção, toda a comunicação do Padre Strada, dando a sensação que estavam ansiosas por saber mais sobre o Padre Kentenich. Assisti às conferências na Gafanha da Nazaré, em Azurém (Guimarães) e em Canidelo (Gaia) e em todas, notei muito interesse e mesmo o facto do Padre Strada falar em castelhano, não foi obstáculo para que todos percebessem o conteúdo e a mensagem que foi transmitida.

A lembrança que foi entregue ao Padre Strada

Foi interessante também, a maneira como no final das conferências as pessoas se abeiravam do Padre Strada, como se já o conhecessem há muito tempo, queriam tocar-lhe, cumprimentá-lo, pedir-lhe a bênção. Entendi estes factos, como se as pessoas vissem no Padre Strada, um pouquinho do Padre Kentenich e através dele, sentiram-se mais perto do nosso Pai e Fundador.
Termino com a certeza que os portugueses se vão empenhar a fundo nesta causa e penso que podemos garantir ao Padre Strada, usando um slogan de um conhecido político mundial:

Sim, Padre Strada, nós vamos conseguir!

O Pai e Fundador também "ofereceu" presentes (rebuçados)

São assim as minhas impressões, dum fim-de-semana, que nunca mais vou esquecer.

Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...