sábado, 25 de junho de 2011

Procissão do Corpo de Deus - Arciprestado de Ilhavo

 A ousadia de acreditar que Cristo está vivo e de O levar pelas ruas

Realizou-se na passada quinta feira, dia 23 de Junho a Procissão do Corpo de Deus, do Arciprestado de Ilhavo. Este ano, esta Procissão (numa medida muito acertada, tomada pelos Sacerdotes do nosso Arciprestado), teve lugar na Paróquia da Gafanha da Encarnação.

A Procissão do Corpo de Deus mostra "a ousadia de acreditar que Cristo está vivo e de o levar pelas ruas".
"Aquilo que de melhor a Igreja tem para oferecer a cada homem e mulher é esta afirmação simples, de que Cristo está connosco até ao fim dos tempos e que a forma concreta de nos encontrarmos com Ele é comungando-O, adorando-O e seguindo-O no concreto desta manifestação tão singular e tão bela."


A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é celebrada todos os anos pela Igreja Católica, sempre na quinta feira imediatamente a seguir ao Domingo da Santíssima Trindade.
A comemoração mais célebre e solene do Sacramento memorial da Missa, nas palavras do Papa Urbano IV, recebeu várias denominações ao longo dos séculos: festa do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, festa da Eucaristia, festa do Corpo de Cristo.
Hoje denomina-se solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.


A Procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere no Cânone 944, parágrafo 1, que "onde a juízo do Bispo diocesano, for possível testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".






Nota: Para a elaboração deste trabalho, foram retirados excertos do site http://www.agencia.ecclesia.pt/.
As fotos são de algumas das (muitas) pessoas ligadas ao Movimento de Schoenstatt, que participaram nesta procissão.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...