Realizou-se de 20 a 22 de Maio o Fórum Europeu das Famílias em Schoenstatt. Portugal teve oportunidade de participar neste Fórum representado por nós, Sónia e Paulo Crisógono, do 2º curso da União Apostólica de Famílias, e pela Irmã Liane Kipper, Assessora.
Cientes da responsabilidade que nos foi confiada de representar Portugal no Fórum, partimos com a alegria de nos sabermos em missão e confiantes que é a mão da Mãe que nos guia nos caminhos da vida. Fomos recebidos calorosamente e pudemos sentir desde o princípio a presença da nossa querida MTA no rosto de cada uma das pessoas presentes.
Os países representados neste Fórum foram: Alemanha, Áustria, Espanha, Hungria, Polónia, Portugal, Escócia, República Checa, Roménia, Suíça.
O Fórum Europeu das Famílias é um grupo de reflexão sobre a família na Europa, preocupando-se concretamente com a acção da Obra das Famílias de Schoenstatt na Europa em resposta à missão confiada pelo nosso Pai Fundador, o Padre José Kentenich, às famílias, enquanto células vivas que criam o novo homem para a nova sociedade. A sua missão resulta tanto mais importante quanto é profunda a crise do valor Família que vivemos actualmente e como resposta ao visível ataque à família, base da nossa sociedade.
Esta sessão de 2011 do Fórum foi organizada e coordenada pela delegação de Espanha: as famílias Monedero e Rubio.
Três momentos marcantes do nosso Fórum foram a Santa Missa de Sábado no Santuário Original,
O encontro junto ao túmulo do Padre Kentenich, na Capela do Fundador, onde cada delegação pediu a bênção do Fundador para as famílias do seu país.
E a Missa de encerramento do nosso Fórum, celebrada no Santuário das Famílias, preparada pela delegação de Portugal.
Foi importante perceber a origem do Fórum, ouvir o testemunho de cada um dos casais no que diz respeito à vida do movimento no país de origem, e escutar o balanço do último Congresso Europeu das Famílias (20-24.05.2010). Na avaliação que fizemos no fim do Fórum percebemos que não havia a menor dúvida de Quem acompanha o nosso Fórum e para Quem nos guia. Cada rosto, cada palavra e cada gesto, a cumplicidade natural dos membros de uma Família, foram sentidos no coração de cada um, saindo todos com a certeza da necessidade de continuar o projecto, de continuar a reflectir no ser e actuar da Família Cristã, mais concretamente da Família de Schoenstatt na Europa.
Sónia e Paulo, 2011
(Obrigado à Sónia, ao Paulo e à Irmã Liane, por nos terem enviado este trabalho, sobre este importante encontro Europeu das Famílias de Schoenstatt).
Sem comentários:
Enviar um comentário