quarta-feira, 29 de junho de 2011

Padre Piotr regressou à Polónia


Após uma estadia de cerca de 9 meses entre nós, regressou à Polónia (seu país natal) o Padre Piotr.
A partida ocorreu no passado dia 21 de Junho e na véspera tivemos a oportunidade de estar com ele e de lhe colocar três pequenas questões que gentilmente acedeu a responder.

O que pensa de Portugal e dos portugueses?

Encontrei aqui três coisas muito boas: as pessoas, o mar e o sol. Há muito sol, o que penso que torna as pessoas alegres e simpáticas. Embora nos meios de comunicação social e na classe política se fale muito em crise, ao falarmos com as pessoas não se nota muito a crise. As pessoas são optimistas. Quando as encontro e pergunto: Então como vão? A resposta é quase sempre: está tudo bem, vai-se andando.
Fiquei a gostar muito de Portugal e dos portugueses!


Como encontrou o Movimento de Schoenstatt em Portugal?

Neste aspecto, devo só referir-me ao Santuário e à Família de Aveiro, pois em relação aos outros, o contacto foi pouco e assim penso que não devo fazer comentários.
Em relação a Aveiro, encontrei um Santuário muito vivo. Tem sempre muitos peregrinos, há sempre alguém no Santuário.
Também fiquei impressionado com os Adoradores do Santíssimo. As pessoas comprometem-se e cumprem. É uma missão difícil, pois todos os dias há Adoração e são muitas horas, mas os Adoradores conseguem cumprir a missão.
Penso que o Santuário já influencia a vida das pessoas e isso é bom.
Também me surpreendeu, a grande quantidade de homens que vêm ao Santuário e participam nas celebrações. Na Polónia, vêem-se quase só mulheres.
Gostei muito do Grupo dos Madrugadores. Ao sábado de manhã cedo, de quinze em quinze dias, lá vêm eles, para o seu encontro e fazer as suas orações.
A Pastoral do Santuário, tem uma boa equipa. Faz muito pela vida que vai surgindo em volta deste lugar tão especial.
Quero deixar uma palavra de apreço para a equipa do blogue. O trabalho desta equipa é muito importante e estão de parabéns, pois o blogue está sempre muito actualizado.


Um dia gostaria de trabalhar em Portugal?

Por tudo o que disse antes, a resposta é óbvia. Claro que gostaria de trabalhar em Portugal, embora tivesse que melhorar muito o meu português (risos).

Obrigado Padre Piotr! Desejamos tudo de bom para si e para a missão que vai desempenhar na Polónia. Esperamos um dia voltar a vê-lo em Portugal.

Unidos em Aliança.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...