quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vigília na Sé de Aveiro - Pentecostes



Explicação do significado do Fogo:
“Através dos tempos e desde que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos em formas de línguas de fogo, temos vindo a utilizar este mesmo fogo como símbolo da presença de Deus Pai entre nós. É isso mesmo que vemos presente no Círio Pascal: a luz de Cristo Ressuscitado pela força do amor do Pai que nos envia o seu Espírito.
Vamos agora acender este mesmo Círio Pascal que nesta celebração nos lembra a presença do Espírito de Deus no meio de nós e no nosso coração."


Após a explicação do significado do Fogo, do Acto Penitencial, da Liturgia da Palavra e da Homilia do Senhor Bispo, seguiu-se:

Explicação dos sete dons do Espírito Santo:
Sabedoria – A Sabedoria tem mais a ver com o sabor do que com o saber.
Numa sociedade onde cada vez mais se ouve: “A minha vida não tem sentido!” Nós, os cristãos, abrimo-nos ao Dom da Sabedoria para aprender a saborear a vida, para saber discernir, desfrutar e agradar.
O Dom da Sabedoria consiste em reconciliar-se com a vida para assim ser sabor e sal da terra.


Entendimento ou Inteligência – Nós abrimo-nos Dom do Entendimento para conhecer a verdade de Jesus Cristo e chegar ao mais profundo da sua mensagem e da sua pessoa.
O Espírito ilumina a nossa mente e o nosso coração. Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Conselho – Necessitamos que o Espírito nos ensine a viver nas situações concretas da nossa vida e por isso abraçamo-nos ao Dom do Conselho.
O Dom do Conselho é a sabedoria em acção, é o habituar-se a escutar a voz do Mestre, nas pequenas coisas da vida.


Fortaleza – Já conhecemos o caminho, agora temos que o percorrer. Necessitamos quer o Espírito nos dê força, valor, coragem, constância e perseverança.
Ao sentirmos esta força nova, sentimo-nos renovados interiormente e proclamamos ao mundo a nossa fortaleza.

Ciência – Nós abrimo-nos ao Dom da Ciência para que nos ensine a julgar rectamente as coisas criadas e nos ajude a fazer nosso o dom da Criação.
O Dom da Ciência revela-nos a ordem da Criação e por contraste a desordem que é o pecado. Toda a Criação fala de Deus, porque foi Ele quem a criou.

Piedade – Abrimo-nos ao Dom da Piedade para nos sentirmos filhos de Deus e tomamos consciência que temos um mesmo Pai.
O Dom da Piedade é o dom da família que se abre ao dom da fraternidade, até chegar a ser o dom da amizade com os que estão ao nosso lado e o dom da hospitalidade, principalmente, para com os que são rejeitados pela nossa sociedade.
Sejamos solidários uns para com os outros!


Temor de Deus – Este não se trata de ter medo de Deus, mas de ter um grande medo de não o amarmos como convém. Somos impelidos a estar sempre insatisfeitos, procurando caminhar para a perfeição do amor.
O Dom do Temor de Deus, bem entendido é o temor que acaba com todos os medos, pois Cristo é o Princípio e o Fim e tudo lhe está submetido.

Depois desta explicação dos sete dons do Espírito Santo, o Senhor Bispo fez o envio e deu a bênção:
Todos - Há pessoas que vivem mergulhadas na escuridão.
Senhor Bispo - Ide e oferecei-lhes a Luz.


Todos - Há pessoas que vivem acorrentadas na escravidão.
Senhor Bispo - Ide e lutai com eles pela Liberdade.

Todos - Há pessoas que vivem esfomeadas de valores autênticos.
Senhor Bispo - Ide e reparti com eles o pão da Verdade.

Todos - Há pessoas que vivem enredadas em palavreado oco e superficial.
Senhor Bispo - Ide a anunciai-lhe a Boa Nova de Deus.

Todos - Há pessoas que vivem atrofiadas no egoísmo.
Senhor Bispo - Ide e falai-lhes do Amor.

Todos - Há pessoas que vivem angustiadas nas garras da morte.
Senhor Bispo - Ide e partilhai com eles a Vida.

Todos - Há pessoas que vivem instaladas num materialismo estéril.
Senhor Bispo - Ide e ajudai-os a cultivar os frutos do Espírito.


Bênção - "Deus fonte de toda a luz, que hoje iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o seu Espírito santificador, vos alegre com as suas bênçãos e vos conforte sempre com os dons do Espírito Santo.
O fogo do Espírito Santo, que apareceu admiravelmente sobre os discípulos, purifique os vossos corações de todo o mal e vos ilumine com o esplendor da sua luz.
O Espírito Santo, que congregou os povos diversos na confissão duma só fé, vos faça perseverar na mesma fé e vos confirme na esperança, até que possais ver Deus, face a face."

(Os textos publicados foram retirados do guião da Vigília de Pentecostes, elaborado pelo Conselho da Pastoral Diocesano).

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...