sábado, 18 de junho de 2011

Juventude de Schoenstatt - Um só coração e uma só alma


"Hoje celebramos o Pentecostes. (...) Significa que nos devemos lembrar do grande acontecimento da vinda do Espírito Santo. Devemos lembrar-nos, mas também estar conscientes de que hoje nos é oferecida a mesma graça que então foi concedida aos apóstolos e aos discípulos." P.K.


Para a Juventude de Schoenstatt, o Pentecostes não é "algo" do passado, apenas uma história que se pode ler na bíblia ou contada, todos os anos, pelo catequista ou na missa. Pelo menos, não foi para isso que cerca de 40 jovens se reuniram no nosso "pequeno Cenáculo", com Maria. A paixão com que se entregaram à oração, à  meditação dos dons do Espírito Santo, dos textos do Padre Kentenich e do Papa Bento XVI, aos cânticos e à dinâmica sobre o tema das Jornadas Mundiais da Juventude, revelaram que o Fogo Divino ardia em seus corações.


O que nos une, a fé que nos move, o amor a Cristo deve ir além fronteiras, onde nos vamos encontrar com milhares de jovens que partilham connosco a missão do ser schoenstattiano. Para o Encontro Internacional da Juventude de Schoenstatt em Madrid, mas também para Jornadas Mundiais da Juventude, queremos preparar-nos pois sabemos que estes encontros dependem de cada um de nós, da nossa preparação interior e como grupo. Queremos que à semelhança da primeira comunidade cristã se possa dizer o mesmo do nosso grupo: Vede como se amam! Estamos unidos na oração e no Capital de Graças para que sejamos um só coração e uma só alma.
Quisemos por isso aprofundar as palavras do Santo Padre para a JMJ-Madrid2011, intercalando com os mistérios do terço por todos os jovens com quem vamos partilhar a alegria que é viver em comunidade cristã e deixar a nossa "marca" num símbolo expressivo da temática da mensagem do Santo Padre.


" «Enraizados e fundados em Cristo... firmes na fé» (...) «Enraizado» recorda a árvore e as raízes que a alimentam; «fundado» refere-se `construção de uma casa; «firme» evoca o crescimento da força física e moral. A primeira imagem é da árvore, firmemente plantada no solo através das raízes, que a tornam estável e a alimentam. Sem raízes, seria arrastada pelo vento e morreria." (Mensagem do Papa Bento XVI para a JMJ2011)

MP

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...