terça-feira, 30 de novembro de 2010

Missa do início do Advento.



O passado Domingo, dia 28 de Novembro, marcou o início do Advento 2010.
Do guião elaborado para este Advento, deixamos algumas das partes mais significativas deste primeiro Domingo, em que foram benzidas as Coroas de Advento.

"O Advento é um tempo de preparação para as solenidades de Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus aos homens e um tempo em que por meio dessa memória se dirigem as mentes para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por estes dois motivos, o tempo do Advento apresenta-se como tempo de piedosa e alegre expectativa.
A liturgia da palavra do Advento pretende ajudar-nos a alcançar o objectivo das celebrações deste tempo, convidando-nos a uma atitude orante."

Senhor, nosso Deus, invocamos o vosso poder para abençoar as nossas coroas de Advento, para que, ao acendê-las, cresça em nós o desejo de acolher Jesus que vem e a perseverança na oração.


Advento e Natal são um mesmo tempo litúrgico, forte na tradição da Igreja e pleno de sentido. Celebramos o grande mistério da Encarnação do Verbo de Deus. Nas nossas celebrações e em família, queremos viver este Advento como um tempo forte e profundo da Liturgia, procurando descobrir na dimensão litúrgica e celebrativa o alimento espiritual para sustentar a nossa fé. Por isso o lema que nos acompanha neste tempo de Advento e Natal será: “Jesus vem! Reza e Acolhe.”
Preparamos esse acolhimento colocando a manjedoura, simbolizando o lugar no nosso coração que, no silêncio e oração, vai acolher Jesus no Natal.


Acendemos, Senhor, esta luz, como aquele que acende a sua lâmpada para sair, de noite, ao encontro do amigo que se aproxima.

Que esta coroa iluminada nos ajude a preparar os nossos corações. Queremos estar despertos e vigilantes, porque Vós trazeis a luz mais clara, a paz mais profunda e a alegria mais verdadeira.


Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...