sábado, 13 de novembro de 2010

Mensagem do Papa Bento XVI para a Semana dos Seminários

Imagem do Seminário de Aveiro

A Igreja celebra (de 07 a 14 de Novembro) a semana dos Seminários. subordinada ao tema "Seminário, Comunidade dos Díscipulos de Cristo e Irmãos no Presbitério". Dada a importância deste assunto, para toda a Igreja, quer pela necessidade de vocações, nomeadamente de sacerdotes, quer ainda pela qualidade da formação que os Seminários devem dar aos seus alunos, achámos oportuno transcrever algumas partes da mensagem que o Santo Padre escreveu para esta semana.
Por curiosidade, saliente-se que esta mensagem foi escrita em 18 de Outubro de 2010, um dia tão importante para toda a Família de Schoenstatt.

"O Seminário é uma comunidade que caminha para o serviço sacerdotal. Nestas palavras, disse já algo de muito importante: uma pessoa não se torna sacerdote, sozinha. É necessária a "comunidade dos discípulos", o conjunto daqueles que querem servir a Igreja de todos.
Quem quer tornar-se sacerdote, deve ser sobretudo um "homem de Deus", como o apresenta São Paulo. Para nós, Deus não é uma hipótese remota, não é um desconhecido que se retirou depois do "big-bang". Deus mostrou-Se em Jesus Cristo. No rosto de Cristo, vemos o rosto de Deus.
O sacerdote não é o administrador de uma associação qualquer, cujo número de membros de procura manter e aumentar. É o mensageiro de Deus no meio dos homens, quer conduzir a Deus e assim fazer crescer também a verdadeira comunhão dos homens entre si.
O tempo no Seminário é também e sobretudo tempo de estudo. A fé cristã possui uma dimensão racional e intelectual, que lhe é essencial. Sem tal dimensão, a fé deixaria de ser ela mesma. Todos vós conheceis a frase de São Pedro, considerada pelos teólogos medievais como a justificação para uma teologia elaborada racional e cientificamente: "Sempre prontos a responder, a todo aquele que vos perguntar a razão da vossa esperança" (I Ped 3, 15).


Queridos seminaristas! Com estas linhas, quis mostrar-vos quanto penso em vós precisamente nestes tempos difíceis e quanto estou unido convosco na oração. Rezai também por mim, para que possa desempenhar bem o meu serviço, enquanto o Senhor quiser. Confio o vosso caminho de preparação para o sacerdócio à protecção materna de Maria Santíssima, cuja casa foi escola de bem e de graça."

Neste fim de semana, juntemos as nossas orações às do Santo Padre, pedindo pelos seminaristas e também por mais vocações.

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...