quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Aniversário de nascimento do Padre Kentenich


Durante muitos anos, celebrou-se a data de nascimento do Padre José Kentenich, no dia 18 de Novembro. No entanto, segundo dados surgidos em pesquisas recentes, o Pai e Fundador, nasceu realmente em 16 de Novembro de 1885. Com efeito, no livro “Os Anos Ocultos – Padre José Kentenich – Infância e Juventude” da autoria de Dorothea M. Schlickmann, a autora escreve: “Na certidão de nascimento e de óbito, no atestado de baptismo, em Gymnich, na inscrição na escola de Estrasburgo, nos documentos de admissão em Oberhausen, em todos os documentos de identidade consta a data de 18/11/1885. O 16 de Novembro de 1885, aparece pela primeira vez como dia do nascimento no “Certificado final” do orfanato de Oberhausen, em 1899 e na inscrição no seminário dos Palotinos, em Ehrenbreitstein.
Numa carta ao Padre August Ziegler de 17 de Novembro de 1953, escreve: “Os seus votos de aniversário chegaram pontualmente, no dia 16. Agradeço cordialmente a sua atenção.””

Apesar desta descoberta, comemoramos hoje, o 125º aniversário de nascimento do Padre Kentenich, até porque hoje à noite, celebramos também esta data na Missa da Aliança.
Há cento e vinte e cinco anos, sucedeu em Gymnich, um facto bastante comum: o nascimento de uma criança. Passados cento e vinte e cinco anos, um pouco por todo o mundo, pessoas de várias idades, profissões, estratos sociais, que falam várias línguas, encontram-se para comemorar o nascimento desta criança.
Essa criança filha de Catarina Kentenich e de Matias José Koep, a quem foi dado o nome de Pedro José Kentenich, viria a ser aquele, a quem todos chamamos Pai e Fundador.

É difícil saber apreciar devidamente um presente no momento em que o recebemos. É necessário que o tempo passe, para poder valorizar, em toda a sua dimensão, aquilo com que fomos presenteados.
Quem diria que aquela criança nascida na aldeia de Gymnich, viria a ser um grande presente para o mundo, criando uma obra grandiosa como o Movimento de Schoenstatt, que vai criando por todo o mundo “Homens novos numa nova comunidade”.
Se o Pai e Fundador ainda fosse vivo, receberia por certo inúmeros presentes no seu dia aniversário. Assim, podemos cantar-lhe os parabéns, ao mesmo tempo que dizemos:

Obrigado por tudo o que fazes por nós!

Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...