quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Campanha da Mãe Peregrina das Crianças


Na Jornada Nacional de Dirigentes de Schoenstatt, a Luizinha Roquette apresentou um testemunho sobre a Campanha da Mãe Peregrina das Crianças, que decorre com grande êxito na Diocese de Lisboa.
É esse testemunho que vamos partilhar convosco.

"Convidaram-me para dar um testemunho sobre a relação entre a Aliança de Amor e a Visita da Mãe Peregrina às Crianças.
Fiquei feliz! É que esta Campanha é fruto directo da minha Aliança de Amor, das Alianças da Ana Freire de Andrade e da Sofia Barbosa, da Té Rocha e Melo e da Rita Blanco, do Douglas e da Rita Gilman, dos nossos assessores, e de tantos outros que ao longo de 10 anos se têm posto ao serviço da Campanha.
Na verdade, este projecto surgiu do impulso missionário que teve origem na Aliança de cada um de nós, e está fundamentado num sério compromisso apostólico e num anseio profundo de levar mais longe as graças do Santuário e a pedagogia de Schoenstatt.
Para além disso, sabemo-nos herdeiros de João Pozzobon e integrados numa campanha maior, internacional, que tem em Portugal tantas e tão ricas expressões: a Campanha das Famílias, a Campanha dos doentes, a Campanha das Prisões, os projectos, etc.


Pela parte das crianças, é com muita alegria que fazemos uma avaliação retrospectiva do resultado de 10 anos de trabalho, e que constatamos que este projecto tem sido um veículo privilegiado para projectar Schoenstatt na Igreja e na Sociedade. Enumeramos:
• 49.600 famílias visitadas.
• 35 paróquias.
• 12 centros paroquiais.
• 10 colégios.
• 9 instituições.
• 1 centro paroquial parcialmente reconstruído.
• 8 peregrinações a Fátima.

Esta extraordinária fecundidade apostólica é fruto do nosso impulso de Aliança e por sua vez, é geradora de uma cultura de Aliança.
Como?

• Fazendo a ligação ao Santuário, de onde são enviadas as imagens.
• Educando para uma vinculação afectiva a Deus e ao próximo.
• Estimulando a prática das virtudes.
• Promovendo o desenvolvimento dos talentos.
• Despertando para projectos solidários junto de idosos, famílias carenciadas, grávidas, bairros sociais, etc.
• Ensinando a rezar.
• Criando momentos de família.
• Interpelando à Missão.

A Visita da Mãe Peregrina aos pequeninos é única! Não apenas porque procura criar uma dinâmica que nos é própria e porque promove e incentiva as visitas ao santuário, mas porque é, ela mesma, portadora das graças do santuário.
De facto, apesar dos inúmeros projectos de pastoral para crianças que existem neste momento em Portugal, alguns até inspirados ou baseados directamente no nosso, é gratificante constatar que a Visita da Mãe Peregrina continua a ser requisitada por paróquias, centros e escolas da diocese de Lisboa e tem estado na origem de alianças de amor, baptismos, inserções em grupos de Schoenstatt, etc.
Alguns frutos da criatividade da CMP_crianças e que são expressão desta cultura de Aliança de Amor, são os 3 livros e o jogo editados pela Patris e que nasceram na equipa das crianças. O livro Nossa Senhora na História de Portugal excedeu todas as nossas expectativas e vendeu em pouco tempo 5.000 exemplares, pelo que foi necessário proceder a uma reedição.
Os frutos das graças da Aliança de Amor vão-se manifestando das mais diversas formas. É bom encontrar no santuário adolescentes que pertencem hoje a grupos e começaram por receber a Visita da Mãe Peregrina, ou receber o testemunho do Colégio São João de Brito que trabalhou o projecto e ofereceu os seus frutos a Bento XVI, fazendo referência à sua origem. É comovedor testemunhar o envolvimento de educadores e catequistas que percebem a mais valia deste projecto e o trabalham com grande entusiasmo. É lindo ver a seriedade com que os pequeninos vivenciam as visitas ao santuário e a simplicidade com que aí comunicam com a Mãe do Céu. É tocante presenciar a participação das famílias jovens que acompanham os seus filhos nestas peregrinações ...

A CMP desde o inicio, com o João Pozzobon e ao longo dos 60 anos tem sido um fruto extraordinário da Aliança de Amor. A sua vitalidade deve-se à Grande Missionária mas também ao trabalho constante e criativo … pedagógico. Esta é a marca da AA nesta campanha que é original e que foi oferecida à diocese de Lisboa em 2004 como contributo à nova evangelização. Em concreto a CMP_crianças é mais uma expressão do Nada sem Ti, nada sem nós que marca o estilo da nossa missão e que queremos continuar com novo ardor.
Citando D. José Policarpo: “Este “novo ardor” da “nova evangelização” levar-nos-á a descobrir a Igreja toda, em todos os seus membros, como protagonistas desse anúncio da salvação, não apenas como executores de acções programadas, mas com a ousadia da criatividade, encontrando em cada circunstância da vida dos homens, a forma concreta de anunciar o Evangelho. Só sentindo-se membro da “Igreja evangelizadora” essa ousadia da criatividade salvaguardará a unidade”.
E é nesse espírito de unidade que aqui nos reúne hoje que lançamos um apelo e um desafio.
A Campanha das crianças quer continuar a crescer não só em Lisboa mas para as outras dioceses. Precisamos de catequistas e educadores que queiram embarcar connosco nesta aventura.

Contamos convosco!"
Muito obrigado à Luizinha pela amabilidade que teve em nos enviar o seu testemunho e as bonitas fotos. Porque não seguirmos o exemplo de Lisboa e começarmos também esta campanha na nossa diocese?
 
Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...