sábado, 6 de novembro de 2010

Jornada Diocesana da Família de Schoenstatt - Dioceses de Aveiro e Coimbra





(Continuação)
Após um breve intervalo para descansarmos um pouco e também para lanchar, seguiu-se a apresentação pela Fátima Dolores e pelo Hélder Vidreiro, duma dinâmica sobre os antecedentes da Coroação efectuada em Outubro de 1985, nomeadamente a conquista da Coroa pelos diversos Ramos do Movimento de Schoenstatt e o título que lhe foi associado “Rainha do Tabor da Filialidade Heróica”.
Foram também apresentados testemunhos de pessoas que vivenciaram a Coroação em 1985 e que relataram as suas opiniões, vivências e emoções deste momento tão marcante.
A anteceder o jantar, teve lugar a celebração da Missa.


Da Missa, gostaríamos de realçar a homilia do Padre Carlos Alberto, que aproveitando muito bem o Evangelho, que nos falava de Zaqueu, que por ser de pequena estatura, teve necessidade de subir a uma árvore (sicómero) para poder avistar Jesus.
O Padre Carlos Alberto, fez-nos ver que por vezes também nos devemos “elevar”, afastarmo-nos um pouco, para conseguirmos ver mais longe, pois por vezes só a distância nos permite ver com mais nitidez.
Contrariamente ao sicómero (árvore que não dá fruto) a que Zaqueu subiu, nós podemos “elevarmo-nos” através do nosso Pai e Fundador, do Santuário, projectando essa elevação para a actividade missionária. Fez assim um paralelo, entre o Evangelho deste dia, e as três correntes que vamos viver até 2014 (Pai e Fundador, Santuário e Missão).

Após o jantar partilhado, iniciou-se o momento Mariano, em que foi entregue o Ceptro à Mãe.
Este momento Mariano, iniciou-se com a reza do terço. Os últimos dois mistérios foram rezados a caminho do Santuário (embora a forte chuvada tenha apressado o percurso), tendo o quinto mistério sido rezado já dentro do Santuário.


Finalmente, após a reza da Oração de renovação da Coroação e entrega do Ceptro, este foi colocado pelo Padre Carlos Alberto, no quadro da Mãe, entregando-lhe assim a Família de Schoenstatt, todo o poder de Rainha.



Fami e Paulo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...