quinta-feira, 11 de novembro de 2010

“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”

Já é conhecido o hino da Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011, um dos símbolos mais característicos de cada jornada de jovens. 
"Firmes na Fé" foi estreado na véspera da festa da Virgem de la Almudena, padroeira de Madrid.

“Firmes en la fé”, titulo da obra, foi interpretado pela Joven Orquesta de la Comunidade de Madrid (JORCAM) e pelo coro da Escolanía de El Escorial. Os dois grupos participaram também na gravação do hino, que será distribuído a partir do próximo dia 19 de Novembro.

O hino acompanhará os jovens na preparação e na celebração da JMJ de Madrid, e baseia-se no texto do Apóstolo São Paulo, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, escolhido pelo Papa como tema da JMJ Madrid 2011.

O hino tem sete estrofes sendo o refrão:

Firmes na fé, firmes na fé, caminhamos em Cristo,
Nosso Amigo, nosso Senhor.
Glória sempre a Ele! Glória sempre a Ele!
Caminhamos em Cristo firmes na fé.

O autor da letra é D. Cesar Franco, coordenador geral da JMJ e bispo auxiliar de Madrid. Para o autor, “as estrofes realçam a Humanidade santíssima de Cristo ao estilo da tradição espanhola e pretendem aproximá-la dos jovens”.

Enrique Vázquez, sacerdote vitoriano e compositor de música religiosa, foi o encarregado de compor a música. Vásquez recordou o processo de composição do hino, destacando que “o primeiro repto foi o de criar uma melodia que ajudasse a entender o texto, a cantá-lo e a rezá-lo”.

Vázquez realçou na letra que “as estrofes começam com um carácter mais lírico que reflecte o assombro, a admiração e o agradecimento perante a Pessoa e obra do nosso Redentor”.

Esta obra foi gravada em três versões: uma litúrgica, outra instrumental para grandes coros e uma versão popular com acompanhamento de guitarra. As três versões estão disponíveis gratuitamente na página oficial da JMJ, de onde também se podem descarregar as partituras para a sua interpretação. Para quem preferir em formato CD, pode adquiri-lo na editorial San Pablo, que patrocinou a gravação do hino e a produção dos CD’s.

Margarida


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...