sábado, 20 de novembro de 2010

Somos a Tua Coroa Viva



A Juventude Feminina de Schoenstatt recebeu do Padre Kentenich uma coroa RTA (que significa Rainha Três vezes Admirável), que tinha sido oferecida ao Fundador por um curso de Irmãs de Maria. Esta coroa, já na posse da JFS, iniciou uma peregrinação Mundial por diversos países, acabando por desaparecer em 1999.
Vendo este acontecimento infeliz à luz da fé, a JFS decidiu tornar-se a Coroa Viva. Este, que era até então o ideal da JFS Alemã, passou a ser o Ideal Internacional da JFS.
Assim no ano 2000, no Encontro Internacional da Juventude Feminina, as diversas raparigas de todos os locais do mundo juntaram-se para formar uma coroa viva, gigante e internacional.


Neste dia, todos os membros da JFS presentes receberam uma pequena coroa da RTA e um pedacinho de espelho dizendo "somos a tua coroa viva". Cada vez que olhamos o pedaço de espelho e vemos o nosso reflexo tomamos consciência de que nós somos a Coroa da MTA. Cada uma deve sentir: “eu sou um pedaço da Coroa que reveste a Mãe, onde quer que eu esteja, o que quer que eu faça.” A coroa foi recebida no Quarto do Pai, na Igreja da Adoração, no dia 12 de Agosto de 2000.




Agora, no ano em que se inicia o triénio para o Jubileu de 2014 e a caminhada para as Jornadas Mundiais da Juventude 2011, a JFS Internacional caminha mais uma vez junta.
Em Setembro estiveram reunidas em Schoenstatt representantes de toda a JFS Internacional para estabelecer objectivos e trocar experiências sobre a essência de cada uma.
Como consequência dessa vivência internacional e nacional surgiu o desejo na JFS de, pela primeira vez na história de Schoenstatt em Portugal, trabalhar-se para uma conquista conjunta.

Assim a JFS Portuguesa decidiu, tendo em vista as Jornadas Mundiais da Juventude em 2011 e visto que o logótipo destas é uma coroa, lançar-se à re-conquista da coroa da RTA reconquistando também o nosso ideal de sermos a sua coroa.



 
Assim a JFS de Braga, Porto, Aveiro e Lisboa está, desde o dia 18 de Outubro, a conquistar uma coroa da RTA em madeira. Cada diocese ficou com uma parte da coroa, sendo o A conquistado por Aveiro. A conquista faz-se com pequenas missangas, simbolizando o pedacinho da Coroa da nossa Mãe que cada uma é, no seu ser e vida.

Para isso rezamos diariamente a oração da coroação (que foi feita em 2000) e no dia 18 de cada mês podemos materializar a nossa conquista com pequenas missangas que serão coladas no A.

Conquistamos a nossa missanga sempre que no dia 18 formos à missa ou ao santuário (no caso de quem está a estudar fora conta a ida a uma igreja)

Esperamos conquistar e tornar-nos uma bela e colorida coroa para a nossa Rainha. 

Sofia Vilarinho, JFS

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...